Como ainda estamos no começo do ano, quero falar sobre planos, sonhos e projetos para o futuro. É importante planejarmos, projetarmos o que queremos para este ano e até para a vida toda. Afinal, quem não sonha já morreu… Mas precisamos considerar alguns aspectos importantes para que não nos frustremos.
A primeira coisa a considerarmos é que a nossa vida é muito curta, tudo passa muito rápido, mesmo que vivamos mais de cem anos! Sendo a vida curta, devemos viver para Deus hoje, porque se partirmos para a eternidade hoje, teremos cumprido o plano dele para nós.
A Bíblia nos ensina em Tiago 4.15 que devemos dizer “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. É loucura querermos realizar as coisas por nossa conta e risco! É o mesmo que andarmos por um lugar escuro e cheio de abismos! Quando pensamos “se o Senhor quiser”, estamos assumindo a maneira mais segura de fazermos projetos e depois executá-los, uma vez que Deus cuida de nós. Ele sabe o que é melhor, pois é o Senhor da história!
Não tenhamos a pretensão de pensarmos que podemos fazer qualquer coisa sem a direção do eterno. Repito, é loucura! O mundo está vivendo sem buscar a vontade de Deus e olha como está! É uma pretensão maligna por nos fazer mal, e também porque nos afasta do Criador. É como convidar o Senhor do universo para não participar de nossa vida.
Faça planos, sim, para 2016, sonhe! Mas não deixe Deus fora deles. Consulte o Senhor, submeta teus planos à soberana vontade dele, jamais deixe Deus de fora, mas convide-o a participar de teus projetos. É bom e necessário fazer planos, mas seremos frustrados se deixarmos Deus de fora. Não há razão para fazer planos como se Deus não existisse, porque o nosso futuro está em suas santas mãos.
O que você gostaria de fazer em 2016? Você está disposto a permitir que Deus esteja à frente da tua história ainda que seja necessário reorganizar teus planos? Busque a vontade de Deus em teu planejamento, em tuas decisões e ele nunca te desapontará. Em Jeremias 29.11 há uma maravilhosa promessa de Deus: “porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.
Antes de terminar, quero ainda convidá-lo a meditar no Salmo 37.5: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Deus te abençoe poderosamente!
*Pastor e missionário presbiteriano.