Valéria Aurelina da Silva Leite*
José Leite da Silva Neto**
De 19 a 22 de Maio, Marília sediará importante evento internacional voltado para estimular o debate sobre a paz. Trata-se da primeira experiência de um Congresso Latino Americano da Paz realizado na região organizado conjuntamente por diferentes instituições de ensino superior. O evento colocará, durante quatro dias, a cidade de Marília e toda a Alta Paulista no centro do debate jurídico, político e social através do qual se apresentará pesquisas, iniciativas sociais e políticas públicas destinadas à construção da paz.
A realização é iniciativa dos cursos de direitos do UNIVEM (Centro Universitário de Marília), da UENP (Universidade Estadual do Norte Pioneiro – Jacarezinho – PR) e da UCSS (Universidad Católica Sedes Sapientiea – Peru). Para enriquecer ainda mais os debates, participam na organização pesquisadores e professores da UNICAMP (Universidade de Campinas), da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), CESCAGE (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – Ponta Grossa – PR) e UNICURITIBA (Centro Universitário Curitiba – Curitiba, PR).
O lema do evento atrai o interesse não só dos profissionais e estudantes do Direito. A bandeira que conduzirá os quatro dias de atividade será: “O fruto da Justiça é semeado na Paz, para aqueles que promovem a Paz”. A construção da sociedade justa e fraterna é responsabilidade de todos os cidadãos. Portanto, o convite se estende a todas as faculdades, instituições públicas e privadas, associações de bairro, clubes sociais, organismos profissionais e igrejas.
De certa forma, a referência temática do congresso faz com que se pense no versículo 10, do Salmo 85, utilizado como lema para a Campanha da Fraternidade de 1996: “justiça e a paz se abraçarão.” Esta expressão denota o entrelaçamento entre o justo e o pacífico na conduta dos cidadãos ampliando para além dos muros da política e do direito a construção da paz social.
Nesta oportunidade todos poderão participar trazendo suas contribuições para a sonhada sociedade na qual os homens vivam sua dignidade e encontrem a felicidade. Isto porque, o binômio “Justiça e Paz” é o coração a impulsionar o sangue do bem-estar na comunidade bem ordenada. Portanto, o público-alvo do evento é todo cidadão de boa vontade que alimenta a esperança de um mundo melhor.
A ausência de paz é a pior coisa que pode acontecer para o indivíduo ou para a coletividade. Costuma-se associá-la à existência de guerras, quando se trata de nações, ou de brigas, quando são indivíduos. As guerras e as brigas de fato demonstram a inexistência de paz. A beligerância revela quase sempre a ausência de justiça.
Porém, a verdadeira paz exige muito mais do que a ausência de brigas e guerras. A principal origem da paz está no reconhecimento da dignidade dos seres humanos e em proporcionar condições para que todos tenham condições de viver realizados. O evento trará oportunidades para verificar como a paz está sendo plantada e abrir caminhos para novas propostas de harmonia, concórdia e conciliação.
Professores do curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena participarão do Congresso auxiliando em grupos de trabalho e apresentando artigos sobre a temática. São mestres e doutores que também se dedicam ao estudo do Direito enquanto instrumento para colaborar na organização da sociedade justa e fraterna na qual todos possam desfrutar do bem-estar e compartilhar do bem comum.
Para quem quiser conhecer melhor a proposta do evento pode acessar a página oficial com todas as explicações bem como orientações para a inscrição. A página oficial está no link: http://www.univem.edu.br/congressodapazmarilia.
*Mestre em Direito pelo UNIVEM.
**Mestre em Direito pelo UNIVEM, doutorando em Direito pela ITE-CEUB. Ambos são professores da Faculdade Reges de Dracena.