O cristianismo é uma religião fundamental e essencialmente prática. Suas doutrinas dão destaque ao cotidiano de seus seguidores. Como está escrito “Se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as praticardes” (João 13.17). Na Bíblia encontramos inúmeras referências ao andar do genuíno cristão. O andar do cristão deve agradar a Deus. A Bíblia está repleta de recomendações quanto ao viver do cristão. Segundo o ensino bíblico, cristão é aquele que segue a Jesus Cristo. Cristão foi o apelido que receberam os primeiros crentes, pois eram pessoas obedientes ao evangelho de Jesus, pessoas submissas à sua vontade, que imitavam Jesus; eram pessoas que encarnavam Jesus e o refletiam através de uma vida santa. Cristão é aquele que anda como Cristo andou. 

Se quisermos andar como Cristo andou em primeiro lugar temos que viver uma vida de renúncia. Ele renunciou à sua glória celestial para viver entre nós. Somos pessoas livres e como crentes temos liberdade para fazer o que queremos, sabendo que teremos que prestar contas diante de Deus por nossas atitudes. Jesus em sua conduta nos ensina a renúncia. Renunciar significa jogar fora de nossa vida tudo aquilo que contraria os mandamentos de Deus, procurando agradar ao Pai celestial.
Também é necessário buscarmos viver uma vida de pureza. Cristo se constitui modelo de absoluta retidão e perfeita santidade. Foi de conduta irrepreensível, separando-se de todo mal, jamais cometeu um deslize, uma falha, uma transgressão. Precisamos obedecer aos conselhos de Deus. Ser cristão implica em mudança de vida, em transformação de conduta.
Em terceiro lugar, se quisermos viver segundo o exemplo de Cristo devemos ser submissos. Jesus declarou que não realizava o seu próprio querer. Em tudo era inteiramente submisso ao Pai que o enviara ao mundo.
Quantos de nós poderíamos dizer honestamente que tem prazer em fazer a vontade de Deus?
Em quarto lugar, devemos imitar a Cristo sendo homens e mulheres de oração. Cristo viveu uma vida de constante oração. Em todas as circunstâncias o Evangelho apresenta Jesus buscando a presença de Deus. Nas mais variadas ocasiões o contemplamos de joelhos. Precisamos desenvolver em nós a pratica da oração. Oração é mais uma característica do cristão, não apenas nominal, mas do verdadeiro seguidor de Cristo.
Portanto, andar como Cristo andou é a medida de um varão perfeito que a Bíblia nos apresenta. Que seja, portanto, nosso ideal seguir as suas pegadas e imitar o seu exemplo. Procuremos andar como Cristo andou.

*Pastor e missionário presbiteriano.