A sociedade ocidental costumava ser basicamente dividida entre as pessoas que respeitavam a Bíblia como “a verdade”, mas não a seguem, as que acreditaram e seguiram com apego, ou as que rejeitaram simplesmente como um livro de lendas e mitos. As coisas estão mudando. Para começar, o primeiro grupo está diminuindo rapidamente de tamanho. E a relação entre o segundo e terceiro grupos tornou-se carregada de uma nova maneira de agir.
Hoje, como nunca antes, a Bíblia é atacada publicamente como cruel e opressiva e aqueles que defendem a veracidade de sua visão histórica são vistos da mesma forma. Há uma enorme pressão social sobre os cristãos de hoje a abandonar a compreensão histórica da inspiração e autoridade das Escrituras e do papel que elas devem exercer em nossas vidas. Jesus disse às elites de seus dias que elas “não compreendiam nem as Escrituras nem o poder de Deus” (Mateus 22.29). Hebreus 4.12 diz que a Bíblia é “viva e eficaz, mais penetrante que qualquer espada de dois gumes.” Como é viva e poderosa? Há muitas maneiras, mas aqui estão duas: A leitura e compreensão das Sagradas Escrituras, acompanhada pela ação iluminadora do Espírito Santo.
A palavra de Deus é a principal maneira de compreendermos a verdade sobre ele. O segundo dos Dez Mandamentos proíbe as representações através de imagens do Deus Trino para uso no culto. Por quê? Durante séculos a igreja protestante (e especialmente as igrejas Presbiterianas e Reformadas), tem argumentado que é através da leitura e ensino da Palavra de Deus, pela ação do Espírito Santo, que a nossa mente e coração são iluminados. Para que finalidade? Para compreendermos a verdade que nos leva a conhecer o Senhor e nos relacionarmos com ele.
A palavra de Deus tem o poder de preencher nossos corações com a verdade de uma maneira que nada e ninguém mais pode. 2 Coríntios 3.18 e 4.6 diz que pela fé nós podemos “contemplar a glória” de Cristo. E esta contemplação está ligada ao trabalho do Espírito Santo em nossos corações quando a Palavra de Deus é lida e ouvida (2 Coríntios 3.12-16). A Bíblia é a forma pela qual, por meio do Espírito Santo, Deus age de modo transformador e revolucionário na nossa vida. Leia a Bíblia pedindo a direção de Deus e você provará das maravilhas que o Senhor realizará em teu coração e em tua vida!
*Pastor e missionário presbiteriano.