Em setembro de 2014 viajei para Londres (Reino Unido), para estudar por 1 ano como bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras. Durante o intercâmbio tive a oportunidade de ser aluno em duas instituições de ensino e, apesar de cursar Engenharia Mecânica no Brasil, aproveitei o ambiente multicultural em que estava inserido para desenvolver competências relacionadas à gestão de empresas.
Na Brunel University London, cursei matérias como Gerenciamento de Projetos, Gestão da Qualidade, Logística e Supply Chain, Finanças Corporativas e, para não fugir muito da minha área, assisti às aulas de Projeto de Veículos Automotivos e Motores de Combustão Interna. Ao final do curso, participei da equipe de pesquisa de um projeto de caráter extremamente inovador: um braço mecânico ambidestro impresso em 3D para auxílio no tratamento virtual de pessoas que sofrem com a síndrome do “membro fantasma”, que ocorre quando amputados. Sentem que o membro retirado ainda faz parte de seu corpo, identificando dores e sensações anormais.
Por se tratar de uma universidade com estudantes de 110 países diferentes, a experiência em Brunel é quase impossível de ser descrita. Mais do que um centro de ensino, é um lugar onde os preconceitos e tabus são completamente quebrados. Tive aulas com chineses, indianos, irlandeses, italianos, ingleses, americanos e gregos. Fiz colegas ateus, muçulmanos, cristãos anglicanos, hindus, etc. Além disso, por ter uma estrutura de primeiro mundo – atletas como Usain Bolt treinam em Brunel durante o verão no hemisfério norte. A universidade incentiva extremamente a práticade esporte, o que se reflete na união de alunos e staff.
Ainda durante o programa de intercâmbio e buscando me aprofundar na área financeira, fui aceito na London School of Economics para o curso de Mercados Financeiros, o que além de uma experiência incrível, foi a realização de um grande sonho.
Além dos estudos, tive a oportunidade de conhecer 15 países em meu período no exterior, o que ajudou a enriquecer ainda mais minha rede de contatos e conhecimento sobre diferentes culturas. Para mim, a visão de mundo que um intercâmbio proporciona é única. A cada desafio vencido e, a cada nova experiência lá fora, a autoconfiança cresce e ocorre um amadurecimento pessoal e profissional acelerado, o que fez com que eu voltasse com uma grande motivação para trabalhar em busca de um país e sociedade melhores.
*Ex-aluno do Colégio Objetivo de Dracena, participou no período de set/2014 a set/2015 de intercâmbio, em Londres (Reino Unido).