Prezado senhor Calligaris, trabalhamos em minha sala de aula, nas aulas de português, o seu texto sobre a adolescência, intitulado “Insegurança”. Ao trabalharmos com ele percebi que o senhor escreveu o que realmente acontece com a maioria dos jovens.

Os temas remetidos em seu texto fizeram-me refletir um pouco sobre a adolescência, uma parte da vida que estou vivenciando, uma fase em que não sou nem adulto nem criança… Nessa fase devo pensar em meu futuro, qual faculdade vou fazer, que profissão escolherei, etc.
Em seu texto o senhor escreveu sobre as mudanças que ocorrem na adolescência. Nessas mudanças vários adolescentes sentem muita vergonha, pois várias transformações ocorrem em seus corpos. Os jovens não deviam sentir vergonha, afinal é comum e ocorre com todo ser humano preparando-o para a vida futura.
Um argumento que achei interessante em seu texto foi a parte que diz que o adolescente se olha no espelho e se acha diferente e que isso ocorre porque os jovens se enxergam mudados fisicamente; eles deixam de ser a criança amada e tornam-se adultos não reconhecidos.
Quero lhe agradecer por escrever esse texto dando explicações sobre nosso comportamento. Parabéns pelo seu trabalho e continue escrevendo sobre esse assunto que desperta curiosidade em nós. Um abraço.
*Aluno do 9° ano B da Escola Municipal Prof. Leônidas Ramos de Oliveira, em Tupi Paulista.