Vivemos um tempo no nosso Brasil em que mentiras estão sendo desvendadas, máscaras estão caindo e as verdades são trazidas à luz. O povo está perplexo ao perceber o quanto tem sido enganado, manipulado e dilapidado.

Certamente a mentira é nefasta, é destruidora. Arruína pessoas, deteriora relacionamentos, constrói barreiras entre as pessoas, ao mesmo tempo em que destrói amizades. É tão perversa que traz a desgraça ao próprio mentiroso.
Não por acaso as Sagradas Escrituras combatem a mentira. Deus detesta a mentira e por isso não tolera a ação dos mentirosos. O diabo é descrito na Bíblia como o pai da mentira. Sabemos também que Jesus se descreveu como sendo a verdade. Também entendemos que é possível ser realmente livre por meio do conhecimento da verdade.
O povo cristão deve ser conhecido como um povo que anda e vive na verdade e pela verdade. Portanto, devemos nos afastar da mentira e não viver de acordo com os mentirosos. Em Efésios 4.25 o Senhor nos diz “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo”. Em Provérbios 12.22: “O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade”. No Salmo 101.7 vemos o prejuízo mais grave que a mentira causa aos que a praticam: “Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.” O pior lugar para uma pessoa estar é distante do Senhor, não podendo desfrutar da sua gloriosa presença!
A Bíblia diz que o destino dos mentirosos será terrível. “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte” (Apocalipse 21.8).
De outra parte, o Senhor promete bênçãos aos que se comprometem com a sua verdade e não são afeiçoados à mentira. Cito alguns textos. “Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre” (Salmo 112.1-3).
Fale a verdade sempre, pois vale a pena pagar o preço lembrando que a mentira sempre será descoberta.

 

*Pastor e missionário presbiteriano.