Vemos no Evangelho de Lucas 19.30 o Senhor Jesus dando a seguinte ordem a seus discípulos: “Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui”. O evangelista Lucas narra o cumprimento da profecia do profeta Zacarias que diz: “Eis que o Rei virá montado em um jumentinho” (Zc 9.9). 

É importante e também muito interessante analisar os detalhes relacionados ao jumento em especial. Vale a pena verificar o comportamento daquele animal naquele trabalho que, sem sombra de dúvida, foi o mais importante de toda a sua vida!
Tudo indica que este jumento não era um animal velho, porque nunca alguém havia montado nele. Ora, para um animal que nunca havia sido montado, ele foi dócil, não foi rebelde para com o Rei Jesus.
É lógico que aquele jumento nem imaginava o que estava acontecendo. Se soubesse, o que ele sentiria? De um animal xucro, esquecido no interior da aldeia de Betânia, agora foi promovido a montaria real! Foi elevado à condição de veículo do Rei Jesus, que estava entrando em Jerusalém, a capital religiosa do povo de Deus!
Um encontro com Jesus faz coisas grandiosas, transforma nossa vida, dando-lhe um novo e real sentido! A partir daí nos tornamos parte do povo de Deus, temos garantida a nossa salvação e ainda com o privilégio de sermos embaixadores do seu reino aqui na terra!
Ao longo da história várias pessoas tiveram as suas vidas totalmente transformadas pelo Evangelho e assim encontraram a razão de suas vidas servindo no reino de Deus, em obediência e submissão ao rei dos reis. Muitas pessoas, famílias e sociedades inteiras foram restauradas e modificadas para melhor porque passaram da condição de “xucras” a mansas, para atenderem ao chamado do Rei.
Aceite o convite de Jesus, corresponda ao seu amor e permita que ele mude e faça parte de sua história. Deus te abençoe rica e poderosamente, em nome de Jesus!

*Pastor e missionário presbiteriano.