Como se diz no face “se sentindo chocada”. Tenho presenciado cenas lamentáveis nos finais das festas, sobretudo nas infantis. As mães ficam meses organizando, pensando em cada lacinho, cada detalhe da decoração, dos doces, dos personalizados, das lembrancinhas. Tudo para marcar um momento muito importante na sua vida: a comemoração do aniversário do seu(sua) filho(a).
Mas quando termina o parabéns é como se algo misterioso acontecesse, como num passe de mágica os convidados se transformam e partem literalmente para a corrida do quem pode mais, pega mais. E sem dó, nem piedade avançam sobre a mesa dos doces feitos nuvem de gafanhoto na plantação de milho. Não sobra nada, pegam mais de uma lembrancinha sem pensar no outro. Agem de maneira impulsiva, como se fosse a última mesa de doces que vão ver na vida.
Não pensam na mãe, que atônita assiste tudo, imóvel, sem ao menos ser percebida pelos convidados. E vê todo seu sonho, em minutos, se transformar. Como se um tsunami tivesse passado na festa. Alguém deve estar se perguntando: “ mas a mãe não fez os doces para comer?”. Sim, para comer, para degustar, para saborear…e não para se devorar.
Para que a festa transcorra, harmoniosa do começo ao fim, seguem algumas dicas:
1-Se você foi convidado, é porque você é especial para a família
2-E se você é especial, com certeza a mãe pensou com carinho em você e em sua família para que nada faltasse a vocês
3-Terminado o parabéns, que tal cada um voltar a seus lugares para que os garçons possam servi-los?
4-Não leve nada da festa que não lhe foi entregue pela mãe, garçom ou cerimonialista.
5-Espere receber a lembrancinha, com certeza a sua ou do seu filho está reservada. Não pegue sem autorização, evite constrangimento para você e para os donos da festa
6-Não peça para levar itens da decoração, muitas vezes constrangida em dizer não (afinal você é especial, lembra do item 1?) a mãe acaba dizendo sim, mas depois tem que pagar a diferença para o (a) decorador (o)
7-Com certeza a mãe calculou o número de doces por pessoa e fez ainda a mais. Não se preocupe, você não vai ficar sem.
8-A grande maioria dos convidados que parte para a corrida desenfreada da caça aos doces, são os adultos. Que exemplo estamos passando para as crianças?
9-Pequenas mudanças no comportamento, com certeza farão uma grande diferença.
*Vilcéia Soares
Decoradora