É muito linda a figura do pastor de ovelhas. O verdadeiro pastor cuida do seu rebanho, o alimenta, o conduz a águas que saciam a sede e refrescam, o leva ao pasto verde e tenro. O pastor genuíno protege as ovelhas dos predadores. Essa figura Jesus Cristo utilizou para falar Dele mesmo como o Bom Pastor em João 10.11: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.”

O Salmo 23 tem o objetivo de nos levar à reflexão sobre o pastoreio de Deus. Daviusa dos conhecimentos adquiridos na profissãodo pastoreiopara fazer esta bela analogia, nos convidando a descansar confiando sempre nos cuidados do Supremo Pastor. Hoje podemos desfrutar deste cuidado divino na pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor!O Salmo 23 é para ser lido, cantado, meditado e orado. Podemos orá-lo nas mais diversas circunstâncias da vida; nas horas tristes, nas situações em que estamos alegres, nos momentos de angústia e dor, nas ocasiões em que estamos saltando de alegria.
Davi inicia reconhecendo que o Senhor sempre trabalha para nos abençoar e suprir as nossas necessidades. Quando chega na metade do Salmo, Davi ao enfocar a realidade da dor, do sofrimento e da morte, começa a se referir ao Supremo Pastor não mais na terceira pessoa (Ele). Aprendemos com Davi que podemos ter uma comunhão íntima com o Senhor tratando-O na segunda pessoa (Tu).
O Supremo Pastor espera que declaremos com ousadia este Salmo orando-o com a certeza que o Pastor está disposto a nos ouvir e cuidar de nós!
“Ó Eterno, meu pastor! Não preciso de nada. Tu me acomodaste em exuberantes campinas; encontraste lagos tranquilos, e deles posso beber. Orientado por tua palavra, pude recuperar o alento e seguir na direção certa.Mesmo que a estrada atravesse o vale da Morte, não vou sentir medo de nada, porque caminhas do meu lado. Teu cajado fiel me transmite segurança.Tu me serves um jantar completo na cara dos meus inimigos. Tu me renovas, e meu desânimo desaparece; minha taça transborda de bênçãos.Tua bondade e teu amor correm atrás de mim todos os dias da minha vida. Assim, vou me sentir em casa no templo de Deus por todo o tempo em que eu viver” Salmo 23- Bíblia “A Mensagem”).

Pastor presbiteriano