Está chegando o Natal! Faltam apenas nove dias para comemorarmos a visitação de Deus na Terra! A vinda de Jesus, o Messias, o Emanuel, foi profetizada por diversas vezes no Antigo testamento. Também foi prenunciada pelo profeta Miquéias 700 anos antes do “nascimento” de Jesus!
Deus usou este valoroso profeta para repreender o povo pelo pecado e também falar sobre as consequências da desobediência, Miquéias revelou ou afirmou vários pontos importantes da mensagem de Deus para seu povo. Ele olhou para a vinda do Messias e profetizou sobre o estabelecimento do monte da casa do Senhor (4.1-3). Predisse exatamente a cidade em que nasceria o Messias. Os sacerdotes e escribas da época usaram esta profecia para orientar os magos que procuraram Jesus (Mateus 2.5-6).
Esta profecia não é de um mero homem, mas do próprio Senhor que “reinará sobre eles no monte Sião” O rei que nasceria em Belém é, ao mesmo tempo, o eterno Deus! O povo ainda passaria por um período de sofrimento, como se fosse de dores de parto antes de dar à luz o Libertador.
O papel do Messias seria manter-se firme, apascentar o povo na força do Senhor, ser engrandecido até aos confins da terra e ser a paz do povo, dando-lhe segurança e vitória sobre os seus inimigos. O domínio do Messias seria absoluto e puro, mostrando ao Seu povo que a sua vitória não dependeria de armas carnais. Eliminaria do meio do povo as práticas de feitiçaria e adivinhação, bem como toda forma de idolatria.
O profeta nos apresenta Jesus Cristo como Rei, soberano, que livraria o povo dos inimigos, trazendo a paz verdadeira, completa e duradoura, uma vez que penetra na eternidade. Jesus Cristo seria (e é) aquele que libertaria o Seu povo do poder do inimigo (satanás). Pense em tudo isso ao comemorar o Natal!
*Pastor e missionário presbiteriano