Quando Cristo voltar, os mortos serão ressuscitados. “Com que corpo eles vêm?”, perguntam alguns. Seus átomos serão remontados? Haverá homens e mulheres? Nós nos reconheceremos? Muitas outras perguntas são feitas.

A Escritura não nos dá uma descrição detalhada de como será a vida quando tivermos corpos glorificados. Diz-nos que estaremos com Deus para sempre e que todos os que confiam em Cristo provarão uma vida infinitamente agradável. Entraremos na felicidade de nosso Mestre, e na Sua presença haverá prazeres para sempre. A Escritura também nos diz que, quando Cristo voltar, seremos como Ele (1João 3.2). Paulo nos diz que nossos corpos serão mudados quando tocar a trombeta final (1Coríntios 15.51-52). Isso nos leva de volta à questão de como serão nossos corpos. Existem duas abordagens a esta questão. O primeiro é perguntar que tipo de corpo Jesus tinha depois de sua ressurreição, e o segundo é ver o que Paulo escreveu sobre nossos corpos quando ressuscitarmos. Temos informações limitadas sobre ambos, mas podemos ver como eles podem se encaixar.
Após sua ressurreição, Jesus poderia ser reconhecido como Jesus. Ele tinha carne e ossos, e algumas marcas da crucificação. Podia ser tocado, e podia comer. Mas é assim que Jesus é agora? Há um corpo de carne e osso em algum lugar no espaço? Jesus é normalmente invisível, ou seu corpo brilha em glória? Aqui estão alguns fatos básicos. Primeiro, o túmulo estava vazio e o corpo de Jesus tinha desaparecido. Segundo, o Jesus ressuscitado tinha um corpo, embora esse corpo tivesse algumas propriedades extraordinárias. Uma maneira de conectar esses dois fatos é concluir que o corpo de Jesus foi trazido de volta à vida e mudado.
Quanto à nossa ressurreição, Paulo nos diz que seremos transformados (1Co15.51). O corpo será então imperecível, imortal, glorioso, poderoso e espiritual (versículos 42-44, 53). Paulo ainda fala sobre a ressurreição do corpo, um corpo que é diferente dos corpos que conhecemos. Por que Deus se preocupa com nossos corpos? Não seria mais simples levar nossos espíritos para o céu e viver para sempre com o Senhor sem necessidade de uma ressurreição?
O corpo físico não é algo mau de que precisamos fugir. Jesus tinha um corpo físico, e não havia nada de errado nisso. O fato de nossos corpos serem resgatados e ressuscitados ressalta nossa necessidade de estarmos envolvidos no mundo de maneira positiva. Não somos escapistas, apenas passamos o tempo até o fim dos tempos deixando Cristo viver e crescer em nós, até que sejamos ressuscitados com Ele em glória e o vermos como Ele é e participarmos da Sua alegria eterna.

*Pastor presbiteriano