O livro bíblico de 1Reis 17.1-6 narra a história do profeta Elias, quando foi sustentado por Deus através de corvos, e teve sua sede saciada num ribeiro em lugar deserto numa terrível época de seca.
As Escrituras nos mostram uma e outra vez que temos um Deus que se deleita em prover Seus filhos. No entanto, essa disposição depende de nós, aprendendo a dar o primeiro lugar em nossos corações a Ele e ao Seu Reino (Mateus 6.33).Na passagem de I Reis 17, vemos que uma seca severa assolou a terra de Israel. Como toda a nação estava passando pela seca, com a fome que a acompanhava, pode-se perguntar: e o profeta Elias, sobreviveria?Sim, porque Elias estava sob cuidado e provisão de Deus!Então, como Deus proveu o que Eliasnecessitava em circunstâncias tão desesperadoras? À luz da passagem acima, vejamos as maneiras pelas quais a provisão de Deus chegou até Elias. Ele fará o mesmo por você também!
Em primeiro lugar, vemos que Deus provê quando obedecemos a Sua palavra (1 Reis 17.2-3). Como Eliasobedeceu, eleencontrou um lugar de segurança onde a provisão de Deus estava livremente disponível.Existe alguma área na qual Deus está desafiando você a obedecer-lhe? Faça isso. Pode ser apenas a porta de entrada da provisão de Deus sendo aberta em sua vida!
Constatamos também que Deus provê de acordo com a nossa necessidade (1Reis 17.4,6). Elias tinha apenas 2 necessidades reais naquele momento: comida e água, e é exatamente isso o que ele conseguiu! Deus não lhe enviou dinheiro, roupas ou ajudantes, apenas comida (carne e pão) e água (vs 6). A comida foi enviada através de corvos e a água veio de um ribeiro desconhecido, ou de uma fonte seca que Deus tornou-a ativa novamente! Deus sabe exatamente o que precisamos e Ele é mais do que capaz de fornecer. Ele sabe das suas necessidades melhor do que você mesmo!
Em terceiro lugar, Deus nos provê no momento certo (1 Reis 17.6). Nunca duvide do tempo de Deus! Deus nunca atrasa, nunca se adianta, Ele está sempre na hora. O versículo 6 mostra-nos que Deus não só ordenou aos corvos que alimentassem Elias, mas também os enviou num horário designado. Eles foram enviados pela manhã e à noite. Eles não vieram pela tarde. Ficamos ansiosos quando as respostas não chegam na hora que esperamos, masestejamos certos de que o nosso Deus sabe melhor do que nós o tempo de agir! Ele intervirá no momento certo, portantoespere e não desista.
Em quarto lugar, Deus nos provê de maneiras inesperadas (1 Reis 17.6). Os corvos, por natureza, são pássaros caçadores.Eles não são conhecidos por compartilhar alimentos! Mas Ele usa os métodos menos prováveis para abençoar e prover aos Seus filhos. Portanto, nunca limite ou duvide como o Senhor poderá trabalhar em tua situação.
Do que você precisa?Há algo que você está pedindo ao Senhor? Deixe-o agir no tempo e da maneira Dele; apenas confie e espere!
*Pastor presbiteriano