Integridade é falar a verdade, vivendo de modohonesto, digno. O Senhor se agrada da retidão porque Ele é o Deus da verdade e abomina a mentira. O Eternose agrada de quem vive retamente.
O verdadeiro cristão deve se esforçar para ser honrado, repudiar a mentira, o roubo, afalcatrua e a charlatanice. Quem é íntegro é confiável.Quem é honesto dá bom exemplo, inclusive para as novas gerações. A pessoa honrada ganha a confiança de outras pessoas. Muitos problemas familiares e sociais seriam evitados se todos, principalmente os cristãos, procurassem viver com integridade.
Deixemos que a Bíblia nos fale a respeito. “Feliz é o homem que empresta com generosidadee que com honestidade conduz os seus negócios”(Salmos 112.5).Quantas pessoas negociam entre si e não restituem à coletividade, através do governo, aalíquota justa referente ao negócio que estão concluindo? Quanto tributo é sonegado? Quantas vezes deixa-se de dar uma nota fiscal numa transação com afinalidade de não recolher o imposto devido? Jesus Cristo instruiu que precisamos dar a Deus o que é de Deus e a dar a César o que é de César.
“Senhor, quem viverá no teu santuário? (…) aquele que é reto em seuprocedimentoe faz o que é justo; (…) e não usa a língua para difamar;que nenhum mal faz ao seu semelhantee não difama o seu próximo” (Salmos 15.1-3). Este texto aponta atitudes que devemos praticar e tambémas que devem ser evitadas. “Melhor é o pobreque vive com integridadedo que o tolo que fala perversamente”(Provérbios 19.1). Quantas pessoas, famílias e até empresas são destruídas por causa da calúnia e da maledicência!
“Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos”(Romanos 12.17). A Bíblia nos ensina que a vingança não pertence a nós, mas ao Senhor. Continue vivendo corretamente e não se preocupe em revidar aos que te ofendem. Jesus disse que deveríamos orar até pelos nossos inimigos e pelos que nos perseguem (Mateus 5.44).
“Os lábios que dizem a verdadepermanecem para sempre,mas a língua mentirosadura apenas um instante” (Provérbios 12.19). “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas” (Colossenses 3:9). “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo…” (Efésios 4:25). Selecionei apenas alguns dos muitos textos bíblicos que nos exortam a sermos íntegros e honestos.
Reclamamos das autoridades corruptas, mas, temos feito a nossa parte? Jesus disse: “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito (Lucas 16.10). Reflita!
Pastor Presbiteriano*