Este artigo está baseado no livro do Profeta Ezequiel, capítulo 37. Quando tudo parece passar pela desesperança, Deus pode ressuscitar Suas promessas. Com fé, ação e obediência, o SENHOR pode até trazer uma nação de volta à vida.Situações “sem esperança” são apenas oportunidades para que Deus se revele! O Altíssimo permite que tais condições existam e nelas Ele nos chama para si!Tais circunstâncias nos ajudam a ver a nossa necessidade e a nossa dependênciado SENHOR.

A Bíblia nos ensina que nada é impossível quando Deus se envolve, e quando O envolvemos em nossas vidas! Até mesmo as situações mais desesperadoras podem ser revertidas por um Deus que oferece grande esperança!O ministério inicial de Ezequiel foi num período dos mais duros juízos sobre o povo de Israel por causa da sua rebelião.Ele estava em cativeiro na Babilônia com muitos judeus; enquanto isso, profetizava aoseu povo. Durante muitos anos Ezequiel proclamou o julgamento de Deus, esperando que Israel se desviasse de seus maus caminhos. Nada acontece e Ezequiel fica em silêncio por cerca de 13 anos! Sete anos de advertências e não se arrependeram! Parecia desesperador…

Depois de 13 anos de silêncio, Ezequiel mais uma vez começa a falar com Israel no cativeiro; só que agora, em vez de julgamentos severos, ele começa a pregar o desejo de Deus de curá-los e ajudá-los …. a esperança não está longe!A esperança é o que as pessoas precisam para se recuperar das situações dolorosas da vida!O que parece absolutamente impossível a Ezequiel (ossos secos e mortos voltar a viver novamente!?) não é impossível para um Deus vivo e poderoso!

Ezequiel é convidado a fazer uma coisa estranha: “profetize para esses ossos”!Essa não é uma solução lógica, humanamente falando! Ele haviapregado por cerca de 7 anos, depois esperou silenciosamente cerca de 13 anos, e sem mudanças em Israel. Depois de 20 anos, como pregar a ossos secos se nem os vivos o escutaram? Sua mensagem é diferente desta vez. Em vez de julgamento severo, ele deve profetizar “vida” a esses ossos secos!Coisas espantosas aconteceram: os ossos se juntaram e a carne veio sobre eles novamente. Depois, Ezequiel orou e o Espírito de Deus soprou neles o fôlego de vida, formando um grande exército!

Ezequiel olhou para uma nação derrotada, morta e seca, e viu pouca esperança de que algo bom acontecesse. No meio do que parecia impossível, no entanto, Deus vem, promete ajuda, e cumpre. O SENHORrenovou o Seu povo!

O lugar maisarrasado, a pessoa mais mortae até a situação mais desesperadora, podem ganhar vida com a ajuda de Deus! Se você está se sentindo seco, destruído, perdido e sem vida, conserve a esperança!Como? Creia na Palavra e busque ao SENHORorando e confiando no Seu poder! Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida…” (João 10.10).

 

*Pastor presbiteriano