A boa semente reconhece o ambiente e sabe a hora certa de germinar. Fixada ao solo, ela cria condições para que outras espécies, mais exigentes, mais frágeis ou, simplesmente diferentes, também se estabeleçam e cresçam junto com ela.

Surgem assim, os primeiros sinais aparentes desse processo. O primeiro caule desponta de forma tímida. Ele é a segunda etapa da semente, mas também exige cuidados até que, mais tarde, possa transformar-se num tronco resistente.

 

O desenvolvimento de políticas públicas destinadas a criar um ambiente acolhedor para as iniciativas empreendedoras é uma forma de ampliar as chances de uma semente germinada se fortalecer num caule. De aumentar suas possibilidades de crescer e de poder enxergar a realidade de um novo ponto de vista. O crescimento é o ideal da planta. Um tipo de compromisso parecido com aquele que os participantes da Instituição Novo Amanhecer “Guiomar C. A. da Silva” – INA- assumiram com os jovens e suas famílias.

 

A grande função dos pais e educadores é auxiliar a própria natureza, despertando nos jovens as mais belas qualidades da alma, para que sejam capazes de seguir nocaminho do bem, do belo, do melhor, enfim, no caminho da perfeição. O sentimento de amor, nas suas mais variadas nuanças, despertará como botão de flor a se abrir espalhando seu perfume ao redor. O ideal nobre e elevado passa a ser cultivado, direcionando as energias inferiores da alma para os canais elevados da sensibilidade. Plante seu jardim e decore sua alma, espalhando ao seu redor o perfume do amor.

 

A semente foi lançada, a semente germinou e a árvore cresceu. O resultado é o que se vê hoje!

 

INA – InstituiçãoNovo Amanhecer “Guiomar C. A. da Silva”