Há dias em que a caminhada da vida não se parece apenas pedregosa, mas também traiçoeira. É nesses momentos que nos parece faltar forças para continuar. Quando você se sentir sem esperança, aqui estão algumas ideias bíblicas sobre o que você pode fazer.
Considere as aves do céu… Muitas vezes esquecemos o quão abrangente e completo é o trabalho de Deus. Se Ele pode cuidar das necessidades de Sua criação, certamente Ele pode gerenciar nossas preocupações. Jesus disse: “Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mt 6.25-27).
Alimentar a ansiedade é fácil. Ter fé, sim, é difícil. Mas, se não possuímos fé, basta olharmos os pássaros no ar para percebermos a fidelidade de Deus. Se realmente pararmos e observarmos – contemplarmos e orarmos, nos encheremos de fé para agirmos com respeito às preocupações que nos afligem. Veja a ordem: pare, observe, contemple, ore, confie e depois, aja!
Observe as flores do campo… Pode parecer um pouco de clichê às vezes, mas é um lembrete importante: a criação de Deus está maravilhosamente vestida, então, por que Ele também não se importaria com você? Na mesma passagem que já vimos, Jesus continua dizendo: “E por que vocês estão preocupados com a roupa? Observem os lírios do campo, como eles crescem: eles não trabalham, nem tecem, contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (Mt 6.29,30)
Nós sofremos nos preocupando com o futuro hoje, mas com frequência as inquietações desaparecem quando o amanhã vem. Às vezes, nos perguntamos de onde a provisão de Deus virá hoje, enquanto esquecemos o que Ele fez por nós ontem. Pense no que Deus fez ontem – isso mudará o teu ânimo sobre o hoje, e também mudará a tua perspectiva a respeito do futuro!
Disse Jesus: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. (Mt 6.33,34)
*Pastor presbiteriano