( Para seguir o blog no Twitter: @_rodrigomattos)

Após uma inédita situação em até 14 times brigaram contra o rebaixamento, o cenário da degola no Brasileiro tornou-se mais claro. E, após crises durante o campeonato, Corinthians, Flamengo e São Paulo estão livres da Segundona salvo um desastre após os resultados do final de semana. É o que indica o histórico do Nacional dos pontos corridos até agora.

Ao final da 30a rodada do Brasileiro, os três times com maiores torcidas do país somam 40 pontos, sete a mais do que o mais bem colocado da zona de rebaixamento, o Vasco. Era essa pontuação que teria de ser descontada em oito rodadas.

Um levantamento do blog mostra que, em dez edições da competição desde 2003, apenas uma vez um time com uma diferença de sete pontos sobre a zona de degola acabou rebaixado à Série B. E não foi um time grande.

No campeonato de 2003, o Paysandu tinha 11 pontos à frente da zona da degola quando faltavam oito rodadas para o final do Nacional. Mesmo assim, acabou rebaixado. Lembre-se que naquele campeonato havia 24 times em disputa, e não 20 como na atual edição.

Fora essa exceção do time paraense, um time deixou,  no máximo, que fosse descontada uma diferença de cinco pontos e acabou rebaixado. Ou seja, por esse histórico, os times que estão de fato ameaçados pela Série B são os que estão da Portuguesa, 13a, com 38 pontos, para baixo da tabela.

Assim, a luta contra o rebaixamento está restrita a sete times, metade dos 14 que estavam com problemas há três rodadas atrás. Isso porque o Náutico está virtualmente rebaixado. Enquanto isso, Ponte Preta, Criciúma, Vasco, Bahia, Fluminense, Coritiba e Portuguesa ainda lutam para ficar longe das três vagas da Segundona.

No caso de Corinthians, Flamengo e São Paulo, só um desastre inédito para um time grande os levará a uma queda. Em resumo, fora pequenas precauções, devem pensar na Copa do Brasil e na Sul-Americana, e em 2014.