Começou com alta demanda a segunda etapa de venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014. Quem tentou comprar uma entrada para jogos do Mundial nesta manhã teve de enfrentar uma fila virtual de até uma hora, e ainda teve dificuldade para adquirir bilhetes com preço popular. 

A venda dos tíquetes reabriu às 9h, horário de Brasília. Nesta fase de comercialização, quem pedir a entrada primeiro no site (www.fifa.com/ingressos) leva. Por isso, logo na reabertura da comercialização, o site já indicava grande procura pelos tíquetes. “Devido a uma demanda muito alta de acessos à página de ingressos, você está agora em uma fila virtual”, dizia.

UOL Esporte acompanhou quatro tentativas de compra de ingressos do Mundial. O primeiro acesso ao sistema de venda foi liberado após 20 minutos de espera. Nas outras três tentativas, após 60 minutos, o sistema continuava inacessível.

Nas redes sociais, aliás, torcedores têm reclamado da dificuldade para acessar o sistema da Fifa. Outros também se queixam do fim dos ingressos com preços populares. 

UOL Esporte constatou que a quantidade de ingressos da categoria 4 disponíveis era pequena já na abertura da venda dos bilhetes. Esses ingressos são destinados somente a brasileiros e são os mais baratos do torneio.

Segundo a Fifa, 228.959 ingressos para partidas do Mundial estão à venda. No entanto, nenhum ingresso para os jogos mais concorridos da Copa estarão à disposição de torcedores nesta etapa de comercialização. Isso devido à alta demanda de bilhetes já na primeira fase de vendas.

Não estarão à venda entradas para o jogo de abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, nem para a final, no Maracanã, por exemplo. A Fifa também não vai vender nesta etapa ingressos para os jogos da seleção brasileira já definidos nem para as semifinais do Mundial, além de bilhetes para uma oitava de final, em Belo Horizonte.

A Fifa prometeu recolocar à venda entradas para todos os jogos da Copa, inclusive para os mais concorridos, a partir do dia 8 de dezembro. Nesta data, começa a terceira etapa de comercialização dos ingressos.

Nesta segunda etapa, que vai até 28 deste mês, o que está sendo vendido é o que restou dos pouco mais de 1 milhão de ingressos colocados à venda na primeira fase. No primeiro período de comercialização, as vendas abriram no dia 20 de agosto e até o dia 10 de outubro a Fifa recebeu solicitações de bilhetes em seu site.

Para comprar um ingresso na segunda etapa de vendas, torcedores devem entrar no site da Fifa, informar seus dados pessoais e acessar a uma conta de ingressos. Lá, eles poderão ver os bilhetes disponíveis e compra-los.

A Fifa ainda pretende abrir três fases de vendas de ingressos até a Copa do Mundo. Segundo a entidade, entradas estarão à venda até horas antes de cada partida.

*Atualizado às 10h15