O Paysandu frustrou a festa do Palmeiras na noite desta terça-feira, no Mangueirão, em partida da 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Bastava um empate para o time alviverde comemorar o bicampeonato do torneio, mas um gol do lateral esquerdo Yago Pikachu adiou o título palmeirense e fez com que a equipe do Pará aumentasse suas chances de não cair para a terceira divisão.
Agora, o Palmeiras terá que buscar o resultado contra o Boa Esporte, no próximo sábado, diante de sua torcida, no Pacaembu. Faltando três rodadas para o término do torneio, a equipe está com 73 pontos, oito à frente da Chapecoense, vice-líder da competição. Portanto, um empate é suficiente para a conquista do título.
O Paysandu, por sua vez, vai a 39 pontos e respira um pouco mais, saindo da zona da degola, na 16ª colocação na tabela. A equipe ainda sonha com a permanência na Série B do Brasileirão.
O primeiro tempo deixou a desejar tecnicamente e teve poucas emoções. Desfalcado de nomes importantes como Valdivia, Leandro e Wesley, o Palmeiras resolveu se escorar no fato de que um empate lhe bastava, e o Paysandu se atrapalhava pelo nervosismo e pelo desespero de sua situação no campeonato. Ameaçado da cair para a terceira divisão, a equipe precisava vencer, mas a inferioridade em relação ao rival, mesmo desfalcado, era evidente.
A primeira chance real de gol foi a favor do Paysandu. Em uma saída de bola errada, o volante palmeirense Eguren entregou nos pés do jogador rival. Djalma arriscou o chute, mas parou na boa defesa de Fabio, estreante na meta do time alviverde. Ele antes já havia feito uma boa defesa em um lance de bate e rebate após escanteio.
O revide do Palmeiras veio em um chute de longa distância de Juninho aos 35min. No entanto, faltava disposição para que o time da capital paulista conseguisse pressionar o Paysandu o suficiente para abrir o marcador. A posse de bola não se refletia em objetividade e incomodava o técnico Gilson Kleina à beira do campo.
Na segunda etapa, a disposição do Palmeiras não mudou. Já o Paysandu foi para o tudo ou nada. E assim chegou ao gol, em uma linda triangulação que acabou nos pés do destaque da equipe no torneio, o lateral esquerdo Yago Pikachu, que apenas empurrou para o fundo do gol, aos 13min.
Depois disso, o treinador Gilson Kleina fez mudanças para deixar o Palmeiras mais ofensivo, mas não foi suficiente para superar o empenho defensivo do Paysandu. Sabendo da importância de conquistar os três pontos, os jogadores da equipe seguraram a pressão e saíram de campo comemorando muito. No último lance, o zagueiro Henrique ainda foi expulso por reclamar com o árbitro.