A última peça da cobertura do Itaquerão desabou por volta do meio-dia de ontem, 27, destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. O novo estádio será entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014. Além do jogo inaugural da competição, será sede de mais cinco partidas do Mundial. 

A peça estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros. No último dia 13 de novembro, a Odebrecht, construtora responsável pela obra, anunciou que 94% das obras do Itaquerão estavam concluídas. De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro.
Segundo operários que trabalham nas obras do Itaquerão e pediram para não serem identificados, uma parte do chão cedeu sob o guindaste que içava a última peça da cobertura, provocando o acidente no canto norte do lado leste do estádio, próximo à avenida Radial Leste e à estação Corinthians-Itaquera do metrô. O guindaste perdeu o controle da peça, que balançou no ar antes de bater em parte da arquibancada do estádio. Com o impacto, parte do guindaste também caiu por cima da peça.
Um morto era um motorista que dormia no momento do acidente e outro era um colocador de cadeiras. O comando da obra trabalha com três hipóteses para o acidente: 1) a lagarta do guindaste, que é a parte que roda, cedeu; 2) um problema de contrapeso; 3) o guindaste partiu. O barulho do acidente foi ouvido de dentro da plataforma da estação Corinthians-Itaquera do metrô, que fica a cerca de um quilômetro do estádio.
FIFA – O departamento de comunicação da Fifa informou que a segurança dos trabalhadores nas obras do estádio da Copa é uma das prioridades da entidade, do COL (Comitê Organizador Local) e do governo federal. E ressaltou que a Fifa não vai especular qualquer alteração no status do Itaquerão como estádio da Copa antes de receber as informações das autoridades.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke disse que está “extremamente chocado” com o ocorrido e que os pensamentos da entidade estão com a família das vítimas. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também afirmou escreveu que está muito entristecido com o ocorrido.