Depois de cair duas posições no ranking da Fifa no mês passado, a seleção brasileira voltou ao top 10. De acordo com a atualização de ontem, 28, o Brasil ocupa a décima posição, com 1.102 pontos. 

Em outubro, o time de Felipão estava na 11ª posição com 1.078 pontos. Entretanto, a seleção brasileira subiu ao vencer os dois amistosos realizados neste mês contra Honduras e Chile.
A maior ascensão no ranking deste mês foi Portugal, que subiu nove colocações e agora ocupa o quinto lugar com 1.172 pontos. Os portugueses subiram no ranking após vencerem os dois jogos contra a Suécia, pela repescagem das eliminatórias europeias.
Já a maior queda foi da Bélgica, que soma 1.098 e é a 11ª colocada. No ranking de outubro, a Bélgica ocupa a quinta posição.
A liderança continua com a Espanha, que soma 1.507 pontos.
A Fifa utilizará o ranking de outubro no sorteio da Copa do Mundo para definir os cabeças de chave. Assim, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça, além do Brasil, que é o país sede, serão os cabeças de chave.
A divisão dos potes no sorteio das 24 seleções restantes será divulgada em 3 de dezembro. A Fifa explicou que a distribuição será feita de acordo com critérios esportivos e geográficos (não pode haver dois africanos no mesmo grupo, por exemplo). O sorteio acontece dia 6 de dezembro, na Bahia.
RANKING – O ranking da Fifa prevê que os pontos obtidos a cada partida sejam reduzidos anualmente. Jogos até 12 meses atrás têm valor integral. De um a dois anos, valem 50%. O peso cai para 30% no período de dois a três anos, e 20% entre três e quatro anos.