São Paulo e Salvador foram as grandes beneficiadas no sorteio dos grupos da Copa do Mundo. A capital paulista terá, além da estreia do Brasil diante da boa seleção da Croácia, o clássico entre as tradicionais Inglaterra e Uruguai, ambas com títulos mundiais no currículo. Já Salvador não terá o Brasil, mas receberá os clássicos Espanha (atual campeã do mundo) x Holanda e Alemanha x Portugal. A capital baiana ainda receberá o confronto entre Suíça e França.

A definição dos cabeças de chave da Copa do Brasil de 2014 apontou as partidas que o novo estádio de São Paulo receberá na primeira fase do torneio. O sorteio desta sexta-feira na Costa do Sauipe levou ao Itaquerão as seleções de Bélgica e Uruguai, além da estreia da seleção brasileira.

O Itaquerão será o palco de abertura da Copa, com o primeiro jogo do Brasil no grupo A, em 12 de junho. Depois disso, a nova arena do Corinthians na Zona Leste de São Paulo terá partidas de Bélgica e Uruguai.

Palco da final, o Maracanã recebe na primeira fase a campeã do mundo Espanha, que foi derrotada no estádio na final da Copa das Confederações. Argentina e Bélgica são os outros cabeças de chave que passam pelo Rio de Janeiro. 

Outra cidade que receberá cabeças de chave de peso é Salvador, que terá jogos de Espanha e Alemanha, além de uma partida da Suíça. Belo Horizonte, por sua vez, abrigará Argentina, Colômbia e Bélgica. Fortaleza, que receberá o segundo jogo do Brasil, ainda terá Uruguai e Alemanha na primeira fase, enquanto Brasília verá partidas de Brasil, Colômbia e Suíça. 

As demais cidades-sede receberão apenas um único cabeça de chave. Natal abriga o Uruguai, Cuiabá a Colômbia, Recife a Alemanha, Manaus a Suíça, Porto Alegre a Argentina e Curitiba a Espanha. 

*reportagem de Bruno Freitas, Fernando Duarte, José Ricardo Leite, Julio Gomes, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos