Seguem abertas as inscrições para o 45º Campeonato de Futsal de Férias 2014, de Dracena. As equipes podem se inscrever até as 17h do dia 10 de janeiro e o sorteio dos grupos será feito no mesmo dia. A competição terá início no dia 13 de janeiro, com término previsto para 7 de fevereiro. Até o momento, 14 fichas foram retiradas na Secretaria Municipal de Esportes para a inscrição das equipes.

O secretário de Esportes de Dracena, José Carlos Barbosa, reforça que as inscrições são gratuitas. “Este é um dos poucos, senão o único campeonato de férias da região, que é totalmente gratuito, as equipes não precisam pagar nada para participar”, reforça Zeca.
Assim como na edição de 2013, serão mantidos no campeonato os rankings A e B, que funcionam como uma listagem com nomes de atletas considerados “elitizados” no futsal de Dracena e região. O regulamento prevê um limite na quantidade destes atletas por equipe, a fim de equilibrar o nível da competição. Entretanto, o campeonato deste ano trará algumas alterações.

Cada time pode ter no máximo até 12 atletas, sendo no máximo dois do ranking A, dois do ranking B e dois de outro município. Caso a equipe não inscreva nenhum atleta do ranking A, poderá ter até três atletas do ranking B e mais três de outro município. E se a equipe não inscrever nenhum jogador dos rankings A ou B, também poderá contar com até três atletas de outro município. Confira os nomes que fazem parte desta listagem de jogadores:

RANKING A – Antônio Batista (Tonho), Juliano dos Santos (Chupeta), Danilo dos Santos (Danilinho), Fernando Vicentini (Vicente), Alan Cardoso (Alanzinho), Luis Fernando Verzegnossi (Fernandinho), Renato Piau de Sá (Tatinho), Luis Eduardo de Almeida (Dudu), André Luis de Andrade (Vô), Jean Carlos Bandeira (Jeanzinho), Gabriel Carlos (Gabriel Neguinho) e Halisson de Lima.

RANKING B – Davi Rafael Custódio (Ronaldinho), Anderson Rafael (Testa), Anderson Gutierrez (Pinguim), Lucas Henrique Batista (Luquinha), Gilberto Ribeiro (Beto), Vitor Barbosa (Vitinho), Alex de Almeira (Pará), Anderson dos Santos Lima (Dan), Diego Carvalho (Dieguinho), Vitinho Sobral, Claudio Luciano da Silva (Luciano), Alex Jonathan Oliveira (Alexzinho), José Carlos Barbosa (Zeca).

Vale destacar que o atleta que estiver inscrito em campeonatos de outras cidades como jogador daqueles municípios, em Dracena, será considerado jogador de fora.
No caso dos goleiros, o Campeonato de Férias de Dracena pode ter ou um goleiro do ranking ou um goleiro morador de outro município (não são aceitas as duas condições em uma mesma equipe). Confira quem está neste grupo de elite:

RANKING DE GOLEIROS – Vlademir Junior (Borboleta), Pedro Sabino, Rafael Rodrigues, Danilo dos Santos (Sapão), Victor Sitta (Vitão).
Vale salientar que os goleiros de outros municípios não entram na contagem de “atletas de fora” citada acima.

HOMENAGEADO – Para este ano, o prefeito José Antônio Pedretti e o secretário de Esportes irão homenagear Osvaldo Pestana, que é natural de Pongaí (SP), mas mudou para Dracena em 1957.

Osvaldo nasceu no dia 15 de maio de 1950, filho de Manoel Pestana e Antonia Maria Zimiani. Começou a jogar futebol com 11 anos de idade. Em dezembro de 1967, foi campeão do torneio do aniversário da cidade, jogando pela equipe de Jaciporã. Nesse dia, foi convidado por Darci Bom para integrar o juvenil do DFC (Dracena Futebol Clube). A partir de 1968, passou a ser treinado por Alaor Ferrari e subiu para a equipe principal do time. Disputou campeonatos das 3ª e 2ª Divisões.

Ingressou na Faculdade de Direito de Tupã, em 1971, participando dos Jogos Acadêmicos de Tupã, no futebol de salão. Jogou por cerca de mais dois anos no DFC e voltou para o futebol amador.

Participou do 1º Campeonato de Férias (disputado no antigo Xadrez TC) e de várias outras competições no Ginásio de Esportes Dovilho Moura.

Como Juiz de Direito, a partir de 1985, com 35 anos de idade, participou dos Campeonatos do Sudeste e Nacional, por São Paulo, Futebol Society, na categoria máster, sagrando-se campeão algumas vezes.

Deixou Dracena devido à profissão, em 1986, mudando-se para Paraguaçu Paulista e depois para Assis. Retornou para Dracena no ano de 2001, já aposentado, no exercício da advocacia.

Participou de alguns clubes veteranos, no futebol society, na ABD e deixou de jogar futebol em 2010, devido a problemas de saúde. (Informações cedidas pela Secretaria de Esportes)