Oito cicloturistas de Dracena e Andradina começam uma nova aventura neste sábado, 28. Desta vez, eles vão pedalar de Mendoza (Argentina) a Santiago (Chile), onde irão comemorar a virada do ano e, depois, retornar ao Brasil. Durante o trajeto de aproximadamente 480 quilômetros, o grupo terá o privilégio de encontrar belíssimas paisagens, com a Cordilheira dos Andes de cenário principal.
Na quinta-feira, 26, o grupo partiu de Dracena para São Paulo. Ontem, 27, embarcou para Mendoza, com vôo previsto para chegar às 20h do mesmo dia. Somente hoje, 28, as bikes entram em ação; eles pedalam de Mendoza até Uspallata, um pequeno povoado situado a uma altitude de 1.850 metros. O trajeto é de 120 km e o local, além de ser conhecido por seu panorama de altas colinas nevadas, é passagem obrigatória da rota internacional que leva a Argentina ao Chile.
Amanhã, 29, seguem viagem até Los Penitentes, que se localiza a beira do rio Las Cuevas e a poucos quilômetros da fronteira com o Chile. Los Penitentes se caracteriza por suas magníficas montanhas e seu desenvolvimento local tem como base a estação de esqui Penitentes, palco de competições internacionais. A estimativa é que os brasileiros percorram mais 150 km neste dia.
Segunda-feira, 30, será o percurso mais desafiador e, para a ciclista Patrícia Souza, também o trajeto que exigirá melhor condicionamento físico. “Vamos visitar Los Andes, no Chile. O percurso tem 110 km e chegaremos a 4.200 metros de altitude, mas estamos bem preparados”, relata. Ela explica que estando a 3.000 metros acima do mar o ar fica mais rarefeito, o que exige boa preparação para levar o organismo ao extremo.
A pequena cidade de San Martín de Los Andes possui pouco mais de 23 mil habitantes e está encravada na Cordilheira dos Andes. O local reúne cenários diferentes, como praias, montes, cascatas, fontes de água mineral, vulcões, bosques, vales e rios, entre outras atrações turísticas. Os ciclistas também pretendem visitar neste dia o Cristo Redentor, que fica nas alturas andinas.
E finalmente na terça-feira, 31, véspera de ano novo, o grupo deve chegar a Santiago, capital do Chile, onde irá passar a virada do ano. O trajeto dos cicloturistas será de 100 km e Patrícia garante que estão prontos para chegar à reta final com tranquilidade. “Estamos bem treinados e com todo o equipamento em ordem. Com certeza vai ser muito legal fazer esta viagem, estamos muito animados.”
Além de Patrícia, viajam Marcelo Souza, Sidnei Vieira, Flávia Rugai, Yuri Rugai, Edilberto Lanzoni, estes de Dracena, e Silvio Medeiros e Pedro Medeiros, ambos de Andradina. Alguns destes ciclistas já realizaram viagens semelhantes, como Marcelo Souza que, recentemente, viajou de Imperatriz (MA) até o Oiapoque (AP), com passagens por Belém (PA) e Macapá (AP). Outros, farão pela primeira vez uma viagem deste porte.