Transferir os valores transmitidos pelo esporte a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Com esse objetivo, a Fundação Casa 1 de Irapuru participou nas últimas semanas do Campeonato de Futsal de Férias do município, que transformou-se em uma ferramenta de ressocialização.
Fábio Barbara, secretário de Esportes de Irapuru, fez o convite e o Centro aceitou inscrevendo seu time formado por adolescentes de 15 a 16 anos e funcionários, contanto com o apoio dos professores de Educação Física, Ademir Eugenio e José Adonis da Silva Junior, que confiam nas diretrizes da Fundação e fazem com que através do esporte a sociedade quebre velhos paradigmas.
Os jogos ocorreram durante o mês de janeiro e a equipe participou de quatro partidas. Segundo Ademir Eugênio, a participação no campeonato foi satisfatória e atingiu os objetivos.
“Nossa equipe foi bem acolhida pelos torcedores, vencemos uma partida e mesmo não passando de fase cumprimos com o objetivo da integração. Os meninos tiveram a oportunidade de se socializarem e familiarizar com a ideia de construir sua própria história através do esporte. A partir do momento que eles forem reintegrados a sociedade, o esporte poderá ser um dos caminhos para sua vida”, explicou à reportagem do Jornal Regional.
O diretor da Fundação Casa 1, Edi Cesar Fernandez Rosa, também exaltou o resultado que vai além da quadra e acredita no esporte como instrumento de ressocialização.
“O esporte é um dos principais instrumentos para essa ressocialização. Através da competição, os meninos puderam perceber o quanto é importante a amizade e o respeito com os companheiros de time e adversários. Foi um modo de prepará-los para o retorno a sociedade. Isso é cidadania, procuramos construir o espírito de cidadania junto aos jovens e a medida foi bastante efetiva.”
Ao final da competição, a equipe da Fundação Casa 1 de Irapuru recebeu o troféu Fair Play por ter o time mais disciplinado do torneio. A conquista foi comemorada por Edi César e valeu mais que o título do campeonato. “Para nós este prêmio valeu mais que o título da competição. Isso mostra que estamos no caminho certo na preparação dos educandos.”