Com o objetivo de promover a interação sociocultural por meio da música e homenagear o país do futebol, o Projeto Guri, programa de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, foi escalado para abrir alguns jogos do Campeonato Paulista 2014.

Batizado de “Guri Esporte Clube”, o grupo base para as apresentações conta com a participação de cerca de 140 alunos de sopro e percussão dos Grupos de Referência de São Carlos e Bauru. O agito nos gramados dos estádios, para animar as torcidas presentes, começa em Rio Claro, no dia 16 de março, passa por Ribeirão Preto, dia 23, e chega à semifinal, que acontece dia 30.
Com uniformes personalizados, os guris vão executar uma versão instrumental do hino nacional, além de tocar músicas relacionadas ao tema futebol. As apresentações do Guri Esporte Clube acontecem 30 minutos antes das partidas, com 15 minutos de duração, e contam ainda com a participação especial de crianças e jovens que fazem parte do projeto nos polos das cidades onde acontecerão os jogos.
A ideia foi inspirada em bandas de estádio norte-americanas, com o objetivo de animar os jogos e trazer mais diversão e menos violência para o futebol brasileiro. “Por não ser um grupo de um time específico, o Guri Esporte Clube carrega esse lado mais lúdico e mostra a importância de ver o esporte como entretenimento”, destaca Alessandra Costa, diretora executiva da Amigos do Guri.
“Estamos em clima de futebol e é muito emocionante os guris terem a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em um campo, especialmente no Campeonato Paulista. Temos uma atuação muito forte no interior do estado de São Paulo, com polos de ensino em mais de 300 municípios, e acreditamos que a música tem que interagir com outros espaços de convivência das cidades. Os estádios de futebol nos parecem uma alternativa interessante, como já demonstrou Villa-Lobos ao realizar uma apresentação com 40.000 alunos de canto orfeônico, no estádio de São Januário, em 1940”, complementa.
SOBRE O PROJETO – Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão.
Mais de 49 mil jovens fazem aulas em mais de 400 polos distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os polos de ensino localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social, ambas ligadas à Secretaria de Cultura.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. O projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.