Se a força da seleção espanhola é incontestável dentro de campo, fora dele esse poder tem um grande aditivo, que começou a fazer efeito na conquista da Copa do Mundo de 2010: o filho do técnico Vicente Del Bosque. Nascido com síndrome de Down há 21 anos, Álvaro acabou sendo responsável por um dos momentos mais emocionantes após o inédito título, quando levantou a taça e emocionou a todos jogadores. Na ultima sexta-feira, 21, comemorou-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Pessoas que lutam diariamente contra uma lamentável atitude do ser humano: a discriminação.

‘No começo foi muito difícil. Tal situação em casa, todos os dias, faz com que você repense as coisas. Isso o torna mais sensível e dá paz de espírito. É uma bênção para todos’, disse o treinador em 2003 para o jornal espanhol “ABC”.
Álvaro trabalha todos os dias em uma empresa da ONCE (Organização Nacional dos Cegos da Espanha). Formou-se como auxiliar administrativo e separa as correspondências e usa o scanner. É um dos maiores orgulhos do pai, que já o levou várias vezes ao local.
Álvaro é o filho do meio do comandante espanhol, que ainda é pai de Vicente (23) e Gema (17). Todos do relacionamento de mais de 30 anos com a esposa, Trini.