Mais crianças carentes receberam presentes em Tupi Paulista. Desde o início do mês, o projeto “Um olhar sustentável: fazendo uma criança feliz” desenvolvido pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tupi Paulista (Acatupi) já entregou 500 brinquedos recuperados pelos associados e voluntários.
Segundo a coordenadora do projeto, Lourdes Grassi, a expectativa é entregar 700 brinquedos até a semana que vem. A doação já foi feita para as crianças do distrito de Oásis, Igreja Quadrangular, praça principal e mais distribuições estão sendo organizadas. Também foram entregues 12 bicicletas restauradas nas escolas municipais e Projeto Espaço Amigo.
Os brinquedos que iriam para o lixo são separados, lavados, higienizados, expostos ao sol; nos casos das bonecas são confeccionadas roupinhas e os cabelos recebem cuidado especial da cabeleireira Larissa Urdiales e voluntárias.
Além de alegrar o Natal de muitas crianças, a atividade também contribui para o meio ambiente uma vez que todos os brinquedos seriam descartados.
ACATUPI – A associação surgiu da necessidade da legalização do grupo de catadores, que desde 2011 iniciou suas atividades no município de Tupi Paulista com apenas quatro integrantes. O grupo já esteve em vários locais e hoje está definitivamente em prédio próprio construído com recursos da CESP/Ministério Público por conta da compensação ambiental, na rua Julia Salles, s/n fundo do Bosque Municipal. Depois de muita luta, passando por incêndio, e outros entraves, os associados trabalham para sustento da família, lembrando que não é complementação de renda, mas a própria renda. O grupo faz o recolhimento dos materiais recicláveis nos bairros e a Prefeitura cede o caminhão e o motorista para o recolhimento nos dois dias da semana e também luvas para separação.