Com oito casos confirmados de dengue – destes seis importados – em Dracena, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realizou ontem à tarde, um treinamento sobre a dengue com profissionais de saúde de nossa microrregião.
Estiveram presentes dois representantes do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Presidente Venceslau, responsável pelas Vigilâncias da Nova Alta Paulista.
A atual situação tem preocupado os municípios, devido o risco de epidemia na região, por isso, medidas conjuntas estão sendo tomadas para combater e prevenir o problema.
Na segunda-feira, 7, a Prefeitura de Dracena decretou situação de alerta de saúde pública e autorizou a contratação temporária de agente de endemias para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Ainda conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e a Secretaria de Agricultura, Limpeza Pública e Meio Ambiente, estão autorizadas a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura, bem como solicitar a cessão de pessoal e equipamentos da Empresa de Desenvolvimento e Pavimentação de Dracena – EMDAEP e demais entes federativos, caso necessário.
Também está autorizada a contratação de serviços, de locação de bens, a aquisição de consumo e duráveis, necessários a execução dos trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti e à epidemia de Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela com dispensa de licitação, na forma do disposto na Lei 8.669/93 e Constituição Federal.
Tupi Paulista já enfrenta situação de epidemia, até segunda-feira, 7, com 30 casos registrados.