Nos dias 12 e 13 de janeiro, estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barrados durante os procedimentos de revista. Vale lembrar que os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal. Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais podendo, ainda, ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.

SÁBADO (12/01/19)
PENITENCIÁRIA DE OSVALDO CRUZ
Por volta das 10h, durante os procedimentos de revista pelo scanner corporal, a visitante de um sentenciado foi flagrada com porções de substância, que ela informou se tratar de maconha e cocaína, as quais estavam inseridas em sua genitália. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a mulher à delegacia onde foram realizados os procedimentos necessários, além de ser suspensa do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA “ASP LINDOLFO TERÇARIOL FILHO” DE MIRANDOPOLIS (PII)

Agentes de Segurança Penitenciária descobriram 02 (dois) cartões de memória ocultados na peça íntima de uma visitante, os quais foram detectados durante o procedimento de vistoria mecânica por aparelho de scanner corpóreo. Após diligências, verificou-se que não há conteúdos gravados nas mídias apreendidas. Contudo, os objetos foram encaminhados à delegacia local para averiguações e perícia da autoridade policial.

PENITENCIÁRIA “NESTOR CANOA” DE MIRANDÓPOLIS (PI MIRANDOPOLIS)
Durante a realização de revista em alimentos destinados aos sentenciados e trazidos por visitantes, funcionários do presídio detectaram, por meio do equipamento de raios X, uma vasilha plástica contendo lanches com 159 (cento e cinquenta e nove) comprimidos na cor azul; 45 (quarenta e cinco) cápsulas nas cores branco e azul e 35 (trinta e cinco) cápsulas na cor branca. A visitante foi devidamente cientificada da suspensão do direito de visitação e encaminhada à delegacia do município para as providências legais.

PENITENCIÁRIA “SILVIO YOSHIHIKO HINOHARA” DE PRESIDENTE BERNARDES
Com dois invólucros plásticos escondidos no sutiã contendo erva esverdeada, supostamente maconha, e outro contendo pó branco, supostamente cocaína, uma mulher foi flagrada durante os procedimentos de revista para entrada na unidade prisional. Ela foi conduzida à delegacia, onde foi lavrado o respectivo Boletim de Ocorrência. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade do sentenciado que receberia os ilícitos.

CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE VALPARAÍSO
Ao revistar a bolsa de alimentação de uma visitante, agentes penitenciários encontraram, dentro de uma vasilha transparente, 01 (um) bolo recheado com erva semelhante à maconha. A Polícia Militar foi acionada e a visitante conduzida à delegacia onde foi autuada por tráfico de drogas, além de ser suspensa do rol de visitas. O sentenciado foi recolhido em cela disciplinar, onde aguardará decisão judicial para possível regressão ao regime fechado.

PENITENCIARIA DE VALPARAISO
Uma mulher confessou que portava 01 (um) invólucro introduzido nas partes íntimas contendo cerca de 200 gramas de substância branca aparentando pasta base de cocaína. A confissão ocorreu após a passagem pelo aparelho de scanner corporal que revelou nas imagens um objeto estranho. A Polícia Militar foi acionada e tomou as medidas necessárias.

PENITENCIÁRIA DE JUNQUEIROPOLIS
Três mulheres foram impedidas de entrar na unidade prisional após serem flagradas com invólucros inseridos na genitália, os quais foram descobertos mediante passagem pelo scanner corporal, somando 02 (dois) celulares e 03 (três) fones de ouvido. Todas foram suspensas do rol de visitas e os sentenciados envolvidos removidos ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.

PENITENCIÁRIA DE FLORÍNEA
Após visitar o filho na unidade prisional, uma mãe tentou sair do local levando consigo 03 (três) cartas, infringindo assim o artigo 134, inciso II, alínea da resolução SAP 196 de 11/11/15. No dia seguinte, durante os procedimentos de revista para entrada no presídio, o equipamento de raios X apitou indicando que havia um parafuso escondido dentro de uma barra de doce de banana, trazida pela irmã de outro sentenciado. Ambas foram suspensas do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA “OZIAS LÚCIO DOS SANTOS” DE PACAEMBU
Durante a entrada no presídio para visitação, três mulheres foram flagradas portando nos órgãos genitais invólucros revestidos em fita isolante, grafite e carbono, os quais continham cada qual 01 (um) celular. A Polícia Militar foi acionada para as providências de praxe e foram instaurados Procedimentos Disciplinares para apurar eventual cumplicidade dos presos envolvidos, os quais foram isolados preventivamente em Pavilhão Disciplinar. As mulheres ainda foram suspensas do rol de visitas.

PENITENCIÁRIA “AEVP. CRISTIANO DE OLIVEIRA” DE FLÓRIDA PAULISTA
Duas garrafas de refrigerante contendo bebida alcoólica e 02 (dois) aparelhos de celulares foram impedidos de ser transportados para dentro do presídio após revista mecânica em três visitantes de sentenciados, via scanner corporal. A bebida estava entre os alimentos (jumbo) trazidos por uma delas, enquanto os telefones estavam inseridos nos órgãos genitais das demais. A Polícia Civil foi acionada conduzindo as envolvidas à delegacia, as quais também foram suspensas do rol de visitas, sem prejuízo de responderem na esfera criminal, assim como os presos. Também foi instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos detentos que receberiam os objetos não permitidos.

PENITENCIÁRIA DE ASSIS
Ao passar pela inspeção uma bolsa com alimentos e objetos de uso pessoal, que seriam entregues a um sentenciado, foram encontrados 04 (quatro) aparelhos de barbear com porções de erva camufladas atrás da lâmina, semelhantes à maconha. Enquanto isso, outra visitante foi flagrada pelo scanner corporal ao trazer oculto no órgão genital 01 (um) telefone celular. A Polícia Militar foi acionada para as providências necessárias e os sentenciados envolvidos encaminhados ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.

DOMINGO (13.01.19)
PENITENCIÁRIA “LUIZ APARECIDO FERNANDES” DE LAVÍNIA (PII)
Ao submeter à revista os pertences e gêneros alimentícios (jumbo) trazidos pela visita de um sentenciado, funcionários do presídio encontraram em meio a roupas da filha da mulher 01(um) bilhete com anotações e números de celulares. No mesmo dia, outras três mulheres também foram flagradas com pedaços de fio de estanho escondidos na costura das bolsas. Uma quarta pessoa ainda tentou burlar a segurança trazendo na peça íntima 01 (um) extrato bancário, 01 (uma) porção de suposta “maconha” e outra de “cocaína” e 02 (dois) pedaços de papel com suposto entorpecente K4. Foram lavrados comunicados de evento e os sentenciados envolvidos isolados preventivamente para melhor apuração dos fatos via Procedimentos Disciplinares. Já as visitantes foram suspensas do rol de visitas e encaminhadas com os materiais apreendidos perante a autoridade policial para as providências da Polícia Judiciária.

PENITENCIÁRIA “TACYAN MENEZES DE LUCENA” DE MARTINÓPOLIS
Por volta das 09h30, a companheira de um sentenciado tentou ingressar na unidade com 01 (um) invólucro inserido na genitália, contendo 01 (um) micro aparelho de telefonia celular.  Duas horas depois, outra mulher tentou ingressar no presídio trazendo nas vestes, entre as coxas, um invólucro contendo substância análoga à cocaína. Ambas foram suspensas do rol de visitas e conduzidas à delegacia local, enquanto os sentenciados que seriam visitados responderão a Procedimento de Infração Disciplinar.