Adamantina e Lucélia não sediarão os Jogos Regionais no ano de 2016. A decisão foi oficializada na noite da última sexta-feira, 20, na Secretaria de Esportes, lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Mas a desistência não encerrou o sonho dos municípios em sediarem a competição, já que as duas cidades já declararam candidatura para o ano de 2017. A 58ª edição está sendo disputada em Osvaldo Cruz e assim será no próximo ano.
A desistência foi motivada pela possibilidade de não haver tempo hábil para a reforma e adequações nas praças esportivas, situação enfrentada por ambos os municípios. “Tínhamos a expectativa da liberação de recursos e da reabertura das praças esportivas pelo Ministério Público, e assim tempo para agilizarmos a execução de diversas melhorias já este ano. Mas infelizmente ainda não conseguimos efetivar isso e não temos como precisar tempo e garantias para tal. A cidade de Tupã já possui estrutura e tradição na realização desse evento”, declarou a secretária de esportes, lazer e recreação de Adamantina, Marlene Ribeiro Esteves.
A secretária destacou que de forma coerente e com responsabilidade as duas cidades irão se preparar para 2017 e aí sim, com plenas condições, irão pleitear a realização dos Jogos Regionais. “Afinal, queremos deixar encaminhadas estruturas e condições para que Adamantina promova uma festa à altura da sua importância na região. Importância que ficou evidente através dos inúmeros telefonemas recebidos declarando o apoio e o carinho ao nosso município e ao município irmão, de Lucélia”, afirmou.
Marlene acredita que mesmo sem possuir condições ideais, a candidatura de Adamantina e Lucélia teria grande número de votos. “Mesmo após a desistência, tivemos muitas manifestações, razão pela qual acreditamos que receberíamos muitos votos, e algumas citações, como localização privilegiada, logística, a respeitabilidade das nossas equipes e dos técnicos, além de políticos locais, foram elencadas por responsáveis de equipes”, citou a secretária.
O prefeito Ivo Santos, que na sexta-feira, 20, participou da cerimônia de abertura da 58ª edição dos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz, declarou que a medida é preventiva e tem como objetivo evitar problemas. “Para 2017 teremos mais tempo para nos preparar melhor e estruturar todas as praças esportivas de Adamantina e Lucélia. Além disso, os Jogos trazem verbas do governo do Estado que podem ser empregadas na ampliação das praças esportivas, bem como em reformas”.
Ivo Santos ressaltou ainda que os Jogos Regionais também atraem atletas de mais de 70 cidades, que estimulam o comércio e, por isso, é interessante economicamente. “Diversas cidades já promoveram essa competição e acreditamos que agora chegou a vez de Adamantina e Lucélia. Vamos trabalhar para que isso ocorra em 2017”, destacou.

2ª Copa Sul-Americana ‘Amizade Joia’ – Adamantina e Lucélia promovem, de 5 a 11 de julho, a 2ª Copa Sul-Americana “Amizade Joia” com a participação de 52 delegações em 138 categorias. O evento terá equipes de 11 estados brasileiros, além da possível participação de equipes do Paraguai, totalizando 2.800 pessoas, entre atletas, familiares e profissionais envolvidos com a organização da competição.
Em 2013, o evento reuniu 126 equipes e, para este ano, a organização definiu que as partidas serão disputadas em oito campos espalhados pelas duas cidades e também em Inúbia Paulista. Em Adamantina, os jogos serão disputados nos campos do Jardim Adamantina, Acrea, Jardim Brasil e no Bairro Lagoa Seca. Em Lucélia serão utilizadas três praças esportivas e uma em Inúbia Paulista.
Serão premiados os três melhores colocados de cada categoria com troféus e medalhas. O quarto colocado receberá medalha. Serão premiados também o artilheiro e defesa menos vazada de cada categoria.