O garoto dracenense Leonardo Ramalho Pereira de 10 anos, jogando há um ano no time da Academy R-9 de Tampa, uma das franquias do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, vem tendo excelente desempenho e destaque nos Estados Unidos. Ele é zagueiro e joga nas categorias U-11 e U-12 da USA League, que é um campeonato da Flórida Youth Soccer Association, da Federação dos Estados Unidos.

Leonardo, que em Dracena estudou no Anglo, iniciou na R-9 na equipe de desenvolvimento, que prepara os atletas para o campeonato. Ele começou na categoria U-11 2008, que é para a idade dele e a equipe dele está na vice-liderança com 24 pontos. Em 10 jogos foram 40 gols marcados e 20 gols contra. O primeiro colocado, nesta categoria, está com 28 pontos em 13 jogos e restam apenas seis rodadas. Por isso, o time de Leonardo que tem 3 jogos a menos pode buscar o título.

Como capitão do time e o bom desempenho, Leonardo foi convidado por Rodrigo Soares da Silva e Kelly Abdala Berni, donos da academia para jogar na academia U-12 onde superou todas as expectativas. Nesta categoria, a equipe dele, a Academy R-9 é líder com 25 pontos em 10 jogos, foram 41 gols marcados e 21 gols sofridos. O segundo colocado também tem 25 pontos ganhos, mas com 3 jogos a mais.

Rodrigo, um dos proprietários da Academia, afirma que a evolução de Leonardo nessa temporada está sendo importante para o desempenho das duas equipes que o mesmo atua. Leonardo é filho do empresário Juary Pereira e neto do ex-presidente da ACE Dracena Ari Pereira. Ele se mudou com a esposa Suellen Ramalho Pereira e os filhos Lucas e Leonardo para Tampa, cidade no estado da Flórida, que fica a uma hora de Orlando e onde tem uma empresa de construção. J

Juary falou com o JR, no domingo à noite, via internet, afirmou que o filho Leonardo é um exemplo de superação e começou a jogar futebol, em Dracena, no Projeto Universidade Futebol, do ex-jogador Adriano Codorninha e seu irmão Tico.

Ele contou que Leonardo se espelha no zagueiro Edu Dracena e venceu uma batalha para superar um problema de saúde aos dois anos de idade. Segundo o pai, o garoto nasceu com um problema cardíaco e passou por uma cirurgia feita com sucesso pelas mãos do médico Marcelo Jatene, no Hospital do Coração, em São Paulo, e superou essa batalha de viver.

Juary explicou ainda que quando se mudaram, o garoto estava fora de forma mas nos Estados Unidos perdeu 14 quilos. No domingo, 27, o time de Leonardo venceu o Dynamo, da Flórida, por 9 a 0. Leonardo cobrou e marcou um pênalti. Juary ressaltou ainda que por levar o nome do Ronaldo Fenômeno, o time de Leonardo é muito pressionado e os jogos ficam difíceis. Suellen, mãe de Leonardo é filha de Paulo Ramalho e Sueli Dezan que residem aqui em Dracena.

Leonardo é orgulho do futebol de Dracena agora nos Estados Unidos. (Com informações do repórter Marcos Maia).

O dracenense Leonardo joga nos EUA com a equipe (Cedida Arquivo pessoal)