O Bando de Seu Pereira apresenta o show Forró Pé na Terra neste sábado (16), às 16h, no Sesc Thermas de Presidente Prudente. O fim de semana também conta com oficinas, contação de histórias e espetáculo para crianças, tudo gratuito.
Nascido em São Paulo, no ano de 2016, o grupo de forró busca difundir o melhor da cultura popular brasileira por meio de releituras de clássicos do baião e composições autorais cuja temática aborda a relação sustentável com a Terra, a consciência socioambiental e os cuidados com os recursos naturais, principalmente com a água.
A construção de seu repertório, resultado de anos de pesquisa de cada um dos integrantes, somado às suas experiências humanas e musicais, reflete a forma como o Bando enxerga temas atuais e os transforma, com sensibilidade artística, em objeto de reflexão.
Formado por Seu Pereira (contrabaixo e vocais), Giba Santana (percussão), Ítalo Magno (sanfona), Carlos Amaral (violão, guitarra e viola caipira) e Ed Encarnação (bateria), o quinteto revela uma sonoridade única e vai além das convenções ao apresentar um estilo singular de lidar com a cultura da época.
‘Biscoito do Bando’, seu primeiro EP, foi lançado em 2017 e apresenta quatro músicas inéditas que aborda temas como água e imigração, recorrentes, sobretudo, nos grandes centros urbanos.
CRIANÇAS
Neste fim de semana, os pequenos também aprendem a estabelecer relações sustentáveis com o meio ambiente e zelar pelo planeta em que vivem. No Quintal de Histórias deste sábado, a Giralua Cia de Artes, de Bauru (SP), apresenta a contação Salve Terra!
O enredo traz o dia que não anoiteceu no Brasil, nem amanheceu no Japão. Uma grande confusão se espalhou pelo mundo todo… Fuso Confuso, o Senhor dos Tempos, levado por seu pássaro mágico, voa até o espaço para decifrar o enigma e descobre: a Terra parou de girar – muito lixo tapou sua boca, ela não pôde mais respirar e adoeceu. Fuso Confuso recebe então a missão de encontrar a boca da Terra para salvar o planeta.
‘Salve Terra!’ nasceu há 15 anos, na época em que os atores da Giralua de Artes trabalhavam em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental, em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Foi apresentado inúmeras vezes em variados espaços, desde palco italiano, passando por escolas, parques, salões, salas, praças, centros urbanos, até roças, dada a versatilidade de sua montagem.
Acompanhe o desenrolar dessa história no sábado (16), às 15h, no Quintal. A participação é gratuita.
Domingo também é dia de espetáculo! A Cia Cultural Bola de Meia, de São José dos Campos (SP), faz uma homenagem ao Rio Paraíba do Sul, à beleza natural, fauna, flora e encantos do Vale do Paraíba Paulista, a todos os rios e ao povo que vive às suas margens: índios, ribeirinhos, piraquaras, figureiras, pescadores, contadores de causos, entre outros mestres da cultural brasileira.
Integrante do Arte em Cena deste domingo (17), o espetáculo O Vale Encantado pode ser conferido, gratuitamente, a partir das 15h, na área de Convivência da unidade.
Logo após, às 16h, a Cia Cultural Bola de Meia ainda ministra uma oficina de Brincadeiras Criativas da Cultura Popular entre Pais e Filhos. Brincadeiras de barbantes, de corda, de escolha, de roda e confecção de fantoche de papel integram a pauta dessa atividade. Um convite brincante onde se aprende e ensina com a convivência.
A retirada de senhas para a oficina é feita na Central de Atendimento no dia da atividade e conta com vagas limitadas. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a prática. A participação é gratuita e a idade máxima do participante é de 12 anos.
O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.
SERVIÇO
Show – Forró Pé na Terra
Dia 16, sábado, às 16h. Grátis.
Na Área de Convivência.
Classificação etária: Livre.
Contação – Salve Terra!
Dia 16, sábado, às 15h. Grátis.
No Quintal.
Classificação etária: Livre.
Espetáculo – O Vale Encantado
Dia 17, domingo, às 15h. Grátis.
Na Área de Convivência.
Classificação etária: Livre.
Oficina – Brincadeiras Criativas da Cultura Popular entre Pais e Filhos
Dia 17, domingo, às 16h.
Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.
Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade.
Vagas limitadas.