Durante a sessão ordinária de segunda-feira, 18, do Legislativo dracenense, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Milton Polon, leu a conclusão final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou denúncias de possíveis irregularidades na gestão da APMIAD, antiga Creche da Nadir.
A CEI foi presidida pela vereadora Maria Aparecida da Silva Gasques Mateus e ainda contou com os trabalhos dos vereadores Claudevi O. Silva Junior (Juninho do Esporte); Kielse Chiari Munis; Milton Polon; Rodrigo Castilho Soares e Victor S. Almeida Palhares.
O parecer final da relatora, a vereadora Maria Aparecida Mateus informa que ela conclui tomando por base os documentos e depoimentos anexados aos autos desta Comissão Especial de Inquérito que, após análise completa e detalhada de todos eles e investigadas as denúncias relatadas, alcança-se entendimento de que houve mau uso do dinheiro público e outras irregularidades.
O parecer recomenda que sejam os autos da CEI e o relatório encaminhado ao Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado e Prefeitura local para que sejam verificadas as responsabilidades criminais e civis, em razão do descumprimento das normais legais descritas no relatório. E ainda cópia para a Câmara Municipal.
O parece tem a assinaturas dos seis vereadores que trabalharam na CEI. O documento da CEI conta com 55 páginas.
O presidente da Câmara, Milton Polon disse que esse foi o procedimento legal dentro do que preconiza a lei e o regimento da Casa de Leis, sem prevalecer e favorecer ninguém e nada que possa macular tanto o processo bem como a responsabilização dos vereadores que integraram a CEI, assim como os demais do Legislativo dracenense.
COLETIVA DE IMPRENSA – Durante a tarde de ontem, os vereadores integrantes da comissão, ao lado da vereadora Maria Mateus, presidente da CEI, concedeu mais uma entrevista sobre o assunto e disse que até sexta-feira pretende protocolar na Câmara pedido de abertura de comissão processante que visa apuração e possível cassação de mandatos dos vereadores Rodrigo Parra e Ailton Lorensetti, assim como do prefeito Juliano Bertolini.
Segundo Maria Mateus, o nome da secretária de Educação, Vanessa Castilho também apareceu nos depoimentos obtidos pela CEI. (Repórter Marcos Maia, especial para o Portal e Jornal Regional)