Na manhã de terça-feira, 12, o prefeito José Antônio Pedretti, acompanhado do secretário de Esportes, José Carlos Barbosa (Zeca), recepcionou, no Paço Municipal, estudantes das escolas Julieta Guedes de Mendonça (2) e 9 de Julho (11), representantes de Dracena em provas de atletismo nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, categoria Mirim.
As competições, desenvolvidas nos dias 9 e 10 de agosto – sábado e domingo – reuniu estudantes com idade entre 13 e 14 anos, representantes de aproximadamente três mil escolas paulistas, nas dependências do complexo do Ibirapuera, na Capital.
Participaram somente os primeiros colocados de cada região após duas seletivas. No oeste paulista, a primeira ocorreu em Osvaldo Cruz e a segunda, em Presidente Prudente.
Dracena competiu nas provas de revezamento masculino e feminino 4 x 75 metros; 80 metros com barreira masculino e feminino; salto em altura, salto em distância, 1000 metros; 250 metros masculino e feminino e provas combinadas – 80 metros sobre barreiras, peso, distância, 800 metros e lançamento de disco.
Os destaques dracenenses com medalha de ouro foram: Andressa Cristina Costa Alves (salto em distância; 250 metros e 250 metros rasos); Mariana Rodrigues da Mata (salto em altura) e no revezamento 4 x75 com Paulini Marques da Silva, Karoline Leotério Sahu, Mariana Nayara Souza e Mariana Rodrigues da Mata, da Escola 9 de Julho.
Quem também brilhou foi Maria Eduarda Carvalho (Escola Julieta Guedes de Mendonça), que conquistou prata em salto em altura, 80 metros com barreira e salto em distância. Mayara Adão de Sá conquistou bronze na prova dos 250 metros. A melhor colocação da equipe masculina foi o 4º lugar na prova de revezamento.
O grupo de estudantes frequenta a escolinha de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes, coordenada pelos técnicos Eliseu Souza Silva e Eunice Marques (Nice).
O prefeito Pedretti e o secretário Zeca enalteceram a participação dos jovens das duas escolas na competição e reafirmaram o compromisso do governo municipal em continuar investindo no esporte de base e apostando em novos talentos da cidade, como o dracenense Mateus Daniel Adão de Sá, de 18 anos, que venceu a prova do salto triplo do Bauhaus Junioren Gala, em Mannheim, na Alemanha em um torneio que é considerado um dos mais importantes da categoria até 19 anos no calendário internacional.
Ainda, durante o ato, falaram pela direção das escolas representadas nos Jogos Escolares, professores Elisabete Micheloni (Julieta Guedes) e Raul Figueiredo (9 de Julho) e a treinadora de atletismo Eunice Marques. Agradeceram o apoio da administração municipal e congratularam os jovens pela brilhante participação.