Aconteceu no último domingo, 17, mais uma edição do Mundial de Jiu-jitsu Esportivo, no Ginásio Ibirapuera em São Paulo, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo. A competição reúne atletas de todo o Brasil e do mundo e desta vez, o dracenense Valdir Scardovelli, 32 anos, faturou a medalha de bronze na categoria Master Pesadíssimo (faixa branca). Valdir faz parte da equipe Raça que treina na sede da Academia de Judô e contou com vários representantes na disputa. As lutas da categoria de Valdir duram 4 minutos e no primeiro combate Valdir contou que foi bastante duro chegar à vitória. “Estava vencendo por 9 a 5, exausto, e ao final, o juiz levantou o braço do adversário indicando a vitória. Após o engano, os juízes consertaram o erro e me deram esta vitória”, disse Valdir. Na luta seguinte, o dracenense não conseguiu vencer o competidor vindo de Florianópolis e ficou com a medalha de bronze.
O atleta ainda disse que o apoio da Prefeitura de Dracena e da Secretaria de Esportes, através do prefeito Pedretti e do secretário Zeca, respectivamente, foi fundamental e espera que daqui em diante isso só aumente. “Muitos atletas não puderam comparecer por falta de recursos próprios e um patrocínio vindo de empresas da cidade seria muito bem-vindo. Tenho minha loja e isso me ajudou a conseguir chegar até lá”.
PREPARAÇÃO – Scardovelli revelou que foram 18 meses de treinamentos para esta competição e que no ano passado treinou apenas 6 meses, não conseguindo medalhas, apesar de vencer uma luta. “O número de competidores neste ano foi menor mas o nível técnico ficou acima da edição anterior, o que me deixa ainda mais feliz em ter conseguido esta medalha. Já iniciarei a preparação para o Open em Presidente Prudente, que acontece agora em novembro.”
Valdir também revelou a gratidão pelos companheiros de sua equipe. “Devo tudo ao esporte. Sem estes caras que treinam comigo toda semana eu não teria conseguido. Eles que me tornaram forte pra chegar bem neste Mundial e trazer esta conquista pra Dracena. O jiu-jitsu mudou a minha vida e quero que mude a vida de muita gente”.
Além de sua equipe e da Prefeitura, Valdir também agradece ao apoio incondicional de seus pais, Valdir e Vera e de sua esposa Luciane.