O VII JUFAI foi fechado com chave de ouro na noite da última sexta-feira, 29, após a realização da Corrida e Caminhada Noturna FAI 5K, considerada uma grande festa da comunidade de Adamantina e região. Ao todo, o evento atraiu aproximadamente 1,2 mil competidores que lotaram as ruas que formavam o percurso da prova.
Com largada em frente ao Adamantina Tênis Clube (ATC), a Corrida e Caminhada percorreu a alameda Francisco José de Azevedo, subindo na direção leste pelas avenidas da Saudade e Adhemar de Barros até a região da Estação Recreio, voltando pelas mesmas vias até o ATC novamente, desta vez contornando o Parque dos Pioneiros.
E a iniciativa da FAI foi elogiada por atletas profissionais. “Ter um evento como esse incentiva as pessoas a praticar mais esportes porque muita gente tem a vida sedentária e, ao ver a gente correr ou caminhar, é incentivada a começar de alguma forma e, assim, participar de alguma competição. Foi assim que eu comecei”, disse Edson Mauro Freire, o Edson Cabeleireiro, que corre há mais de 20 anos.
O mais interessante é que as famílias marcaram presença na caminhada em busca de incentivar a garotada a uma vida saudável. “Não tem nada melhor para a saúde das crianças e tanto da mãe quanto do pai. Prestigiamos (o JUFAI) todos os dias e hoje vamos finalizar participando da caminhada”, comentou Fabiano Serrante.
Mas a Corrida e Caminhada Noturna FAI 5K atraiu também gente de fora de Adamantina. “Eu sempre fui muito sedentária, mas fui apresentada à corrida e me apaixonei por ela. Desde então a gente está participando, treinando e sociabilizando e temos aqui pessoas de todas as idades, de 60, 50, 40 e a gente está descobrindo um esporte em que você é o seu próprio adversário e a gente está apaixonado pela corrida”, ressaltou a advogada Fátima Canuto, integrante de uma equipe de 20 pessoas vindas de Osvaldo Cruz.
Pouco antes das 21 horas, o pódio masculino já estava definido, tendo Caio Fernando de Souza, de Rinópolis em terceiro lugar, Jefferson Vagner de Souza, de Adamantina, em segundo e Marcelo Henrique Rocha, também de Adamantina, como o campeão da prova na categoria praticante.
Entre as mulheres, Claudete Lopes de Almeida, de Tupã, fez o terceiro melhor tempo. Em segundo, chegou Elisângela Martins Silva e o grande destaque na categoria praticante feminino foi Bruna Carolina de Souza.
Na manhã de segunda-feira, dia 1º, a organização da Corrida e Caminhada Noturna FAI 5K divulgou o número total de donativos arrecadados no evento, que contabilizou 711 litros de leite, a serem destinados a entidades assistenciais do município e 870 rolos de papel higiênico, que serão doados à Santa Casa de Adamantina.