O mês da mulher é marcado também pelo Dia Mundial da Prevenção do Câncer do Colo do Útero, comemorado ontem, 26, e a campanha ‘Março Lilás’ reforça a necessidade do exame de diagnóstico periódico por mulheres sexualmente ativas. O exame Papanicolau é recomendado em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, mesmo para aquelas que não apresentam sintomas; mas toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, mesmo que mais cedo do que a faixa etária indicada deve procurar um ginecologista e fazer o preventivo.
Em Dracena, de acordo com a Prefeitura, foram realizados 2.271 exames preventivos na rede municipal de Saúde em 2015; em 2016 foram realizados 2.417 exames; em 2017 foram 2.162 exames e no ano passado foram 2.354 exames.
EXAME PREVENTIVO – O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. (Com informações do INCA e Assessoria de Imprensa).