A manhã de ontem, 3, no estádio Centro Olímpico ‘Paulo Tahara’ foi palco de mais uma edição – a segunda – do projeto ‘Talento Olímpico’, iniciativa idealizada pelo medalhista olímpico Claudinei Quirino em parceria com a
Apae de Dracena, presidida por Arnaldo Registro. O acontecimento reuniu aproximadamente 175 alunos que vieram das entidades de Panorama, Adamantina, Lucélia, Tupi Paulista e Presidente Venceslau (convidada), e também alunos do Instituto Novo Amanhecer, Associação São Francisco de Assis, do projeto Criança Feliz e AABB Comunidade.
A novidade desta edição ficou por conta da realização de provas mistas, onde alunos dos projetos sociais competiram junto de alunos da Apae, o que promove, automaticamente, a inclusão social. “Superou todas as nossas expectativas. Ver estes alunos competindo juntos é motivo de muito orgulho pra todos nós”, disse Agnaldo Fabrício, professor de educação física da Apae de Dracena. O coordenador estadual das Apaes de São Paulo, Roberto Antônio Soares, esteve presente e revelou estar muito feliz com o resultado do Talento Olímpico, e que, para o próximo ano, já pensa em fazer um intercâmbio do evento com alunos da Apae de Araraquara, e futuramente, abranger as instituições de todo o Estado.
As provas de velocidade foram as principais do dia, com disputas nos 200 e 100 metros rasos. Houve também a realização do salto em distância, lançamento de pelota, arremesso de peso, 50 metros para alunos com síndrome de Down (masc. e fem.) e 50 metros PC (paralisia cerebral) somente no masculino. Já nas provas mistas, as disputas ficaram nos 100 metros rasos (masc. e fem.) e salto em distância (masc. e fem.).