Ex-Palmeiras, o técnico Ricardo Gareca é o nome mais cotado para assumir o comando da Costa Rica, a seleção sensação da Copa do Mundo de 2014. Faltariam apena poucos detalhes para que o anúncio seja feito. O argentino deixou o comando do Verdão no começo de setembro, dando lugar a Dorival Jr.
A possibilidade de Gareca assumir ficou ainda maior depois da recusa de Edgardo Bauza e Juan Carlos Osorio. Atual comandante, Paulo Wanchope passaria a ser o auxiliar do argentino. As informações são do jornal Al Día. O presidente da Federação de Futebol da Costa Rica desconversou, mas não negou o contato com o ex-Verdão. “Gareca é uma alternativa. Conversei com ele e também o fiz com outros técnicos. Estamos em negociações”, disse Eduardo Li.
A Costa Rica foi eliminada da Copa do Mundo apenas nas quartas de final, quando perdeu para a Holanda nos pênaltis. Os ‘ticos’, como são conhecidos os jogadores, foram recebidos no país como heróis depois da grande campanha no Mundial. A equipe se classificou para a fase mata-mata depois de se engrandecer no “Grupo da Morte”, composto por Itália, Uruguai e Inglaterra. Os sul-americanos foram os outros classificados.
Não durou nem três meses completos a passagem de Gareca pelo Palmeiras. No clube paulista, foram 13 jogos sob seu comando, incluindo um amistoso pela Copa EuroAmericana e três partidas pela Copa do Brasil – as outras foram do Brasileirão. No total, obteve quatro derrotas, um empate e uma vitória, tendo um aproveitamento de 33%.