A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro terá 10 jogos com importância decisiva na tabela. Apesar de quatro times não brigarem por mais nada na competição (matematicamente), mesmo os jogos em que estes estão envolvidos prometem emoção. Por volta das 21h30 deste domingo, 23, é possível que o torcedor brasileiro já saiba o campeão nacional, mais um time classificado para a Libertadores-2015 e até três rebaixados.
Na parte de cima da tabela, o Cruzeiro já garantiu a vaga na principal competição continental, mas ainda depende de um resultado para o título. O primeiro time a acompanhar os mineiros na Libertadores pode ser o São Paulo já neste fim de semana. Além disso, a briga pelo rebaixamento pode diminuir, e muito, para as duas rodadas finais.
Veja, abaixo, o que o Cruzeiro precisa para ser campeão, o São Paulo para assegurar a vaga e quem pode cair já no domingo para a Série B de 2015.
CRUZEIRO – O único time que pode ser campeão já nesta rodada é, obviamente, o Cruzeiro. Se derrotar o Goiás em casa, às 17, é o dono da taça. Se empatar ou perder, é campeão se o São Paulo não derrotar o Santos em Cuiabá.
VAGA NA LIBERTADORES – O São Paulo é o único time que pode assegurar vaga na Libertadores (o Cruzeiro já se classificou) nesta rodada. Para isso, precisa bater o Santos, às 17h, torcer para que Atlético-MG e Internacional empatem, quando se enfrentam no Beira-Rio, e para que o Grêmio no máximo empate contra o Corinthians no Itaquerão. Outra opção é vencer (ou empatar) e Inter e Grêmio perderem.
REBAIXAMENTO – A pior situação é do Criciúma que se empatar com o Flamengo já está rebaixado. Já o Botafogo se sofrer uma derrota diante da Chapecoense, e Coritiba e Palmeiras empatarem, o clube carioca está na Série B. O Bahia pode cair se perder para o Atlético-PR e se Palmeiras e Vitória vencerem seus duelos. Se empatar, ainda não cai.