Aconteceu na última semana, entre os dias 24 e 28, na cidade de São Paulo, as Paralimpíadas Escolares 2014. Este evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Prefeitura Municipal de São Paulo e conta com a participação de mais de mil paratletas escolares nas modalidades de Natação, Atletismo, Bocha, Goalball, Judô, Tênis em cadeira de rodas e Tênis de Mesa de 26 Estados brasileiros mais a equipe do Reino Unido, e é considerada a maior competição escolar paradesportiva do mundo.
A competição deste ano foi voltada para adolescentes de 12 a 17 anos reunidos em categoria única. O único representante no selecionado paulista de toda região oeste do Estado é o paranadador dracenense Rogério Francisco de Souza, estudante da E.E. Alfredo Machado. Sua participação começou na quarta feira, 26, onde participou dos 50m Nado livre conseguindo uma ótima colocação, ficando com o 11º lugar. Vale lembrar que Rogério tem apenas 14 anos e está competindo com paranadadores de 17 anos e com experiência de participação em Circuito Brasileiro e seleção brasileira de novos. Em sua segunda prova do dia, os 100m nado de costas e sua maior especialidade o paranadador dracenense, que nada na categoria sub-14, faturou na piscina do Clube Militar em São Paulo, a medalha de bronze.
A prova foi vencida por Anderson Silva do estado do Pará, seguido de Mateus de Alvarenga Santos, de Goiás. Rogério perdeu a segunda colocação nos metros finais da prova. Esta é a segunda medalha de Rogério nesta competição, pois no ano passado, ele também participando pela seleção paulista, faturou nesta mesma prova a medalha de bronze. O paranadador é treinado pelo experiente técnico Julio Cesar Monteiro e faz parte do projeto inclusivo executado pela Academia Estilo Livre; “Projeto Ver, Ouvir e Movimentar” iniciado em 2009 em parceria com o governo municipal anterior. Deste mesmo projeto, saiu no ano passado a paranadadora Ana Paula da Silva Paulio, também aluna da E.E. Alfredo Machado, que se sagrou campeã brasileira escolar na mesma prova que Rogério conquistou sua segunda medalha. Este ano, Rogério também esta fazendo parte do Projeto Inclusivo da ADEF-SULI, inclusive em sua estadia na capital paulista foi acompanhado pelo professor Vagner Cavalcante, responsável pelas aulas da Instituição.
Além da medalha de bronze, Rogério também ganhou um troféu de campeão brasileiro por equipe, uma vez que o selecionado paulista foi o grande ganhador da competição de natação nos jogos. Para o próximo ano, Monteiro dá como praticamente certa a participação destes dois paranadadores no Circuito Paralímpico Brasileiro.