Os técnicos Márcio Perez e Marieli Perez da Escolinha de Karatê de Dracena, mantida pela Prefeitura, ressaltam a importância da preparação contínua dos caratecas de Dracena e em entrevista à reportagem do Jornal Regional, contam um pouco mais desta modalidade que vem se destacando no cenário nacional esportivo.
O professor conta que o karatê proporciona ao praticante diversos benefícios ao corpo e também à mente. “A pessoa ganha mais autoconfiança, autoestima e desenvolve e aprimora todas as nossas capacidades físicas”. A arte é de origem japonesa e traz consigo aspectos das disciplinas guerreiras com a aplicação de golpes contundentes e que também abrange técnicas de projeções e bloqueios.
Os técnicos listam as conquistas do karatê dracenense neste ano de 2014 e projetam uma evolução ainda maior na próxima temporada. De acordo com Márcio e Marieli, as conquistas foram: 1 medalha de prata e duas de bronze na final do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Karatê; 2 medalhas de ouro e 2 de prata na primeira fase do Campeonato Brasileiro em São Paulo, realizado pela Confederação Brasileira de Karatê; 1 medalha de ouro e 2 de bronze na final do Campeonato Brasileiro em Brasília; terceiro lugar por equipes na disputa dos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz (Masculino e Feminino).
Para os interessados em ingressar na modalidade e contar com treinamentos introdutórios e intensivos, as aulas ocorrem no ginásio Dovilho Moura e também na Academia do Bandeira, de segunda à sexta, tanto para iniciantes como para graduados. No momento, a Associação está de férias e volta às atividades na próxima segunda-feira, 5. “Vamos dar início rapidamente aos treinos, pois a fase regional do Paulista acontece no dia 3 de março na cidade de Presidente Prudente”, disse Márcio.
Márcio Rogério Perez tem graduação de 4º Dan pela Federação Paulista de Karatê e Confederação Brasileira de Karatê, é graduado em Educação Física pela Esefap, de Tupã, pós-graduado em Ciência do Exercício da Saúde e Performance, com o artigo ‘Efeitos do Treinamento resistido sobre a agilidade específica no Karatê, publicado pela revista Efdeportes. Já Marieli Perez dos Santos é graduada em Educação Física pela Unifadra/Dracena e graduada no 2º Dan pela Federação Paulista de Karatê e Confederação Paulista de Karatê.