A venda de produtos típicos de festas juninas já movimenta o comércio dracenense. As festas familiares e entre amigos impulsionam as vendas no setor de decoração, vestuário e alimentação.
A procura por bandeirinhas, balões e enfeites já começou logo na primeira semana do mês junino. Luis Carlos Scaliante, proprietário de uma papelaria no centro, conta que muitas empresas e lojas enfeitam as vitrines neste período. “Muitos comerciantes compram enfeites juninos para decorar as lojas, além disso, tem as festas e reuniões em chácaras de lazer também”, diz.
Com a decoração do ambiente definida, é hora de procurar o “look junino” para fazer bonito na quadrilha.
De acordo com a gerente de outra papelaria no centro, Magali Hirata, o traje típico no tamanho infantil ainda é o mais procurado “Temos vestidos e camisas para todas as idades, desde bebê, infantil até adultos. O tamanho infantil é o mais vendido nesta época por conta das festas juninas nas escolas”, explica. Quem procura pelas roupas, também acaba levando outros acessórios, como: chapéu, lenços, gravatas, bigode, arquinho de cabelo. Tecidos como TNT xadrez e juta são muito procurados.
O mercado de comidas típicas também fica muito aquecido nesta época do ano. Consumidores incluem na lista de compras: pipoca, canjica, amendoim, paçoca, pé de moleque, doces caseiros, batata doce, gengibre, vinhos e bebidas quentes, como: aguardente e conhaque.
O gerente comercial de uma rede de supermercados da cidade, Edilson de Camargo, se mostra otimista e destaca a relevância do mês de junho no calendário comercial. “Nos preparamos em 15% a mais no volume de vendas em comparação ano passado”, afirma. Para alcançar a marca, muito planejamento e trabalho são realizados, Camargo ressalta os preparativos desde a decoração das lojas, organização das seções de produtos em destaque em pontos estratégicos, divulgação de ofertas de produtos típicos, festival de bolos e comidas típicas e até mesmo a escolha de uma data em que todos os colaboradores foram convidados a entrar no clima junino e irão trabalhar caracterizados. “Nesta época, as vendas de produtos descartáveis – copos, pratos e talheres – também são impulsionadas”, acrescenta.