Novak Djokovic subiu mais um degrau em sua escalada para o recorde de títulos do Aberto da Austrália (na era aberta do Grand Slam). Suou a camisa e mostrou frieza para superar Milos Raonic, oitavo do mundo, em 3 sets a 0 (7/6(5), 6/4 e 6/2). Com o triunfo, o atual líder do ranking segue sem perder nenhum set nesta edição do torneio de Melbourne. Agora, ele encara uma revanche contra Stanislas Wawrinka, quarto do ranking e atual campeão da competição, na fase semifinal. O suíço venceu o japonês Kei Nishikori por 3 sets a 0. A outra semifinal será disputada entre o tcheco Tomas Berdych e o britânico Andy Murray. Caso seja campeão, Djokovic alcançará o quinto título no Grand Slam australiano, deixando Andre Agassi e Roger Federer para trás. 
Este foi o quinto encontro entre Raonic e Djokovic, com a quinta vitória do sérvio. Após a partida, no entanto, Novak fez questão de elogiar o adversário, que mostrou um saque forte como principal arma. Satisfeito com sua performance, ele também fez uma rápida previsão sobre o duelo contra Wawrinka. 
“Milos é uma das estrelas em ascensão, um dos três jogadores que estão desafiando o topo. Nós (ele e Wawrinka) certamente vamos dar o melhor tênis possível. Sempre queremos um do outro nossas melhores habilidades para entreter as pessoas”, analisou o líder do ranking, que também abriu um sorriso ao ver a foto de seu filho assistindo ao jogo.
Novak Djokovic e Stanislas Wawrinka já se enfrentaram 19 vezes, com 16 vitórias do tenista sérvio. O último confronto foi em novembro, no ATP Finals. Na ocasião, Djokovic venceu por 2 sets a 0. No ano passado, eles duelaram em uma ‘’batalha’’ pelas quartas de final do Aberto da Austrália, onde o suíço levou a melhor.