O calendário da esgrima em cadeira de rodas do país em 2015 terá a sua abertura na sexta-feira, 6. A 1ª Copa Brasil será disputada em Belo Horizonte (MG), até domingo, 8. Os principais nomes da modalidade estarão na primeira competição nacional da temporada, em evento que acontecerá no Hotel Ouro Minas.
Ao todo, 37 atletas foram inscritos na I Copa Brasil. O torneio será o primeiro no âmbito nacional a ter disputas nas três armas que compõem a esgrima. Além do florete e da espada, já consolidados no cenário brasileiro da modalidade paralímpica, haverá a estreia do sabre numa competição nacional.
“Este é o primeiro campeonato do ano e poderemos analisar, sobretudo, aqueles que mantiveram um treino permanente no fim do ano. De qualquer forma, sempre temos surpresas em termos de evolução. A tendência é a de que eles tenham evoluído. É isso que esperamos”, disse Valber Nazareth, coordenador técnico da modalidade pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
No ano que antecede os Jogos Paralímpicos Rio-2016, o principal foco dos esgrimistas do Brasil será o Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas, a ser disputado em Eger, Hungria. A competição ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro e distribuirá vagas para os Jogos Rio-2016.
Por ser o país-sede do evento, o Brasil tem automaticamente o direito de levar o esgrimista mais bem posicionado no ranking mundial no masculino e no feminino. Mas a delegação pode aumentar ainda mais caso o atleta atenda a um dos outros critérios estipulados de classificação. A Copa Brasil é disputada em duas etapas. Além do torneio em Belo Horizonte, Curitiba (PR) receberá a competição de 11 a 14 de junho. No segundo semestre, a principal prova do calendário nacional será o Campeonato Brasileiro, de 5 a 8 de novembro, em Porto Alegre (RS).
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO / Assessoria de Imprensa