O técnico Dunga anunciou nesta quinta-feira, 5, no Rio de Janeiro, os jogadores convocados para a seleção brasileira que vai enfrentar França (26 de março, no Stade de France, em Saint-Denis) e Chile (29 de março, no Emirates Stadium, em Londres). As principais novidades na lista são as voltas do lateral esquerdo Marcelo (Real Madrid) e do atacante Robinho (Santos).
Jogadores convocados por Dunga perderão duas rodadas dos principais campeonatos estaduais de futebol do Brasil. O volante Elias, por exemplo, desfalcará o Corinthians nas partidas contra Penapolense (26/03) e Bragantino (29/03). O goleiro Jefferson, do Botafogo, perderá os duelos com Barra Mansa (25/03) e Vasco (28/03).
A convocação é a última da seleção antes da lista para a Copa América deste ano, que será realizada no Chile entre junho e julho. Portanto, é um forte indicativo do grupo que será montado por Dunga.
Essa impressão é reforçada pelo tempo de estabilidade do grupo. Dunga não fazia uma convocação livre desde que montou o grupo para as vitórias sobre Argentina (2 a 0 no dia 11/10/2014) e Japão (4 a 0 no dia 14/10/2014). O técnico montou apenas uma lista depois disso, para os triunfos sobre Turquia (4 a 0 no dia 12/11/2014) e Áustria (2 a 1 no dia 18/11/2014), mas não chamou jogadores que atuavam no futebol brasileiro porque as equipes locais estavam em fase final de temporada.
“Os que não estão na lista não estão excluídos e os que estão na lista não devem estar definitivamente convocados. Vão ocorrer lesões, cartões. Todo mundo tem de estar preparado para quando a oportunidade a chegar. Vamos continuar a observação e todos devem estar focados para realizar o melhor trabalho possível”, afirmou Dunga.A lista recupera a base que Dunga havia criado para enfrentar Argentina e Japão. Isso inclui nomes como Diego Tardelli, que em 2015 trocou o Atlético-MG pelo Shandong Luneng (China). A seleção brasileira nunca teve em campo um atleta que defendesse uma equipe chinesa.