Solenidade realizada na terça-feira, 2, à noite no ginásio de esportes Dovilho Moura marcou a formatura do primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, deste ano. Veja no Portal Regional momento do evento na galeria de fotos www.portalregional.net.br
Na área da 1ª Cia. da PM de Dracena sob a instrução da cabo Luzinete Bernardo da Silva foram formadas 241 crianças da 5ª série das escolas Guilherme Tammerick, João Millan Barbosa, João Vendramini, Moacir Simardi e Waldomiro Machado.
A solenidade apresentada pelo vereador Cláudio José teve a composição da mesa de honra com as autoridades presentes, entrada dos estudantes, hino nacional brasileiro e hino de Dracena, leitura do texto sobre o Proerd, apresentação de redações feita pelos alunos, apresentações artísticas, entregas de certificados, palavras das autoridades e da instrutora do Proerd, canção do Proerd e sorteio de brinde.
Os alunos do Proerd sentaram-se em cadeiras dentro da quadra juntamente com os espaços reservados para as diretoras e coordenadoras e a mesa de autoridades. Na mesa principal estavam entre outras autoridades, o prefeito Juliano, os vereadores Milton Polon, representando o Legislativo, o capitão Marcelo Cavalcante representando a Polícia Militar, Vanessa Castilho, secretária municipal de Educação e a cabo Luzinete.
Cinco redações elaboradas pelos alunos como atividade em sala de aula falando sobre os males que as drogas causam a vida foram lidas.
O capitão Marcelo Cavalcante, o prefeito Juliano Bertolini e a cabo Luzinete falaram aos pais e familiares dos alunos que lotaram uma parte da arquibancada do ginásio. Eles destacaram a importância do Proerd e parabenizaram os formandos.
Foi sorteada uma bicicleta doada pelos empresários Sérgio de Souza e Valter Domingues da Silva, da empresa Hidromecânica Caçula. Uma estudante da escola João Vendramini foi a contemplada. Os alunos ainda cantaram a canção do Proerd.
O programa é desenvolvido dentro das unidades escolares municipais que atendem estudantes do Ensino Fundamental (Ciclo I), mais especificamente aos alunos matriculados nos quintos anos, e tem como missão orientar e conscientizar os jovens sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas, como álcool e cigarro ou ilícitas.
De acordo com a secretária de Educação, Vanessa Castilho: “o Proerd é aplicado nas escolas e é direcionado para crianças de 10 a 12 anos. É uma aula por semana, durante 10 semanas, ao longo de um semestre letivo”.(Marcos Maia especial para o Portal e Jornal Regional).