O Brasil sofreu no início dos dois primeiros sets, mas soube contornar os problemas, tirou o embalo holandês e acabou vencendo fácil as rivais, por 3 sets a 0, na manhã deste sábado, na oitava rodada do Grand Prix. Com parciais de 25-15, 25-20 e 25-15, encaminhou a classificação, passando a precisar apenas de um simples triunfo contra o Cazaquistão, no próximo domingo.
A Holanda já era conhecida do Brasil: antes do Grand Prix, encarou a seleção europeia em série de três amistosos (dois em Maceió e um em Natal), conquistando três vitórias.
Neste sábado, em Almaty, no Cazaquistão, o destaque brasileiro foi Fernanda Garay, eternamente marcada por ser a responsável pelo último ponto do bicampeonato olímpico em Londres-2012. Ela anotou 17 pontos no triunfo, em que o Brasil usou a mesma escalação da vitória contra Cuba, na última sexta-feira.
Também como contra Cuba, outra atleta com boa participação no ataque foi a novata Gabriela, que anotou 13 pontos. Fabiana se destacou com 10 e bons bloqueios – quatro no total, melhor bloqueadora da seleção.
Tanto no primeiro como no segundo set o Brasil começou lento, encontrando dificuldades de encaixar seu jogo. A Holanda se aproveitou e em ambas as oportunidades chegou ao primeiro tempo técnico na frente com boa vantagem.
Mas, sempre antes do segundo tempo técnico (16 pontos), o Brasil soube se recuperar. No 1° set, com ótimos ataques de Fernanda Garay. No 2°, com dois lances fundamentais: bloqueio simples de Fabiana quando a Holanda poderia abrir 10 a 4, e outro bloqueio simples, agora de Monique, quando a Holanda poderia empatar em 20 o set.
Já a última parcial foi a mais tranquila. Ao chegar no primeiro tempo técnico, já havia aberto 8 a 2. A vantagem só cresceu até o final e, com 25-15 e uma série de erros holandeses, o Brasil fechou a partida.
Com os três pontos somados, o Brasil chega a 20 e encerrará a penúltima rodada na zona de classificação. O duelo contra o Cazaquistão, último desta fase, está marcado para 9h de domingo.